Filhos em casa em tempo integral: como lidar com essa nova realidade?

O tema foi abordado no programa “The Love School”. Confira as dicas dos professores

Imagem de capa - Filhos em casa em tempo integral: como lidar com essa nova realidade?

Já são quase dois meses de quarentena e muitos pais já não sabem mais o que fazer para dar conta da nova rotina de trabalho com as crianças em tempo integral em casa.

Além de terem de se concentrar nas atividades profissionais, precisam se desdobrar para realizar as atividades domésticas e ainda ajudar os filhos nas tarefas escolares. Em muitos lares, tudo isso se transformou em um verdadeiro dilema.

Então, para ajudar os pais a resolverem esse dilema, o programa The Love School, exibido no último sábado (16), ao meio-dia, pela Record TV, trouxe algumas dicas para ajudar as famílias a enfrentarem esse período.

“Não é uma situação fácil, é uma situação nova, por isso que cada um tem que desempenhar o seu papel. É aí que entra o diálogo; o casal precisa aprender como agir com essa situação, não só com respeito aos filhos, mas a tudo dentro do casamento”, destaca o apresentador Carlos Cucato.

É preciso saber administrar

Ele destaca ainda que, neste momento, é importante decidir o que cada um vai fazer e, para isso, a conversa é primordial. Ou seja, cada um deve fazer a sua parte

O programa ainda contou com a participação da psicóloga Neia Dutra (foto abaixo) que é responsável pelo projeto Escola de Mães. Ela deu dicas importantes de como agir com os filhos durante a quarentena, pois segundo explica, essa situação, se não for bem administrada, pode comprometer até a relação do casal.

“Para isso, é necessário que falem, claramente, aquilo que incomoda ou o que precisam um do outro.  Não fiquem focados nas necessidades dos filhos, porque um dos maiores presentes que os filhos podem ganhar dos pais é um casamento saudável e amoroso”, ensina Neia.

Exemplos ensinam mais do que palavras

De acordo com Renato Cardoso, as crianças aprendem mais com exemplos do que com palavras, por isso, é importante que elas vejam os pais cooperando, ajudando um ao outro e se respeitando.

O programa trouxe ainda dicas para os solteiros, especialmente às mulheres, de como não caírem na lábia do “boy lixo”. Você sabe o que é e como identificá-lo?

Assista ao programa na Íntegra e descubra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução e Getty Images