Fé do coração ou fé da razão: Qual tem sido a sua fé?

Imagem de capa - Fé do coração ou fé da razão: Qual tem sido a sua fé?

Não fundamente a sua fé no coração, ou seja, não tome decisões com a fé emocional. Se você fizer isso, vai ser frustrado, iludido, enganado e pensar que o Senhor Jesus falhou com você. Jesus disse: “Nem todo o que Me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos Céus…” (Mateus 7.21). Nesta passagem, Ele se referiu àquelas pessoas que creem com o coração, que têm a fé natural, sentimental e emocional. Essas pessoas não entrarão no Reino dos Céus.

Quando Deus diz “lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12.1), Ele está falando da memória. Na escola, por exemplo, você estuda usando o coração ou a cabeça? Usa seus sentimentos ou usa o seu pensamento?

A fé inteligente se sustenta nas Sagradas Escrituras e não deixa a pessoa tomar atitudes na base da emoção. Mas o diabo, sabendo o que a pessoa sente, traz facilidades para que ela possa ir pelo caminho dele e se arrebentar. Aqueles que são servos, de fato e de verdade, pensam e obedecem à Palavra de Deus e aqueles que não são servos de verdade sentem e não aguentam esperar o cumprimento das Promessas dEle.

O coração da pessoa é tão sujo, tão enganoso e tão perverso que Deus, inclusive, promete a ela um novo coração, porque aquele só vai levá-la à morte eterna. A pessoa que vive na base da fé do coração vai pelo caminho do inferno, enquanto a pessoa que vai pela fé inteligente pensa, avalia e toma a decisão racionalmente, porque a Salvação da alma depende da decisão da cabeça, do espírito que Deus deu a ela. Essa é a razão pela qual todos precisam do Espírito Santo: porque Ele guia nosso espírito, nossa cabeça, nossa inteligência, nosso intelecto.

Deus quer que você use a sua cabeça e, se você usá-la rigorosamente, de acordo com a Palavra dEle, você vai arrebentar. Isso só depende de você.

Bispo Edir Macedo / Foto: tassel78/getty images

imagem do author
Colaborador

Bispo Edir Macedo / Foto: tassel78/getty images