"Existe uma maldição para não ficarmos juntos"
Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Francislaine revelou que não consegue esquecer o ex-namorado, com quem se relacionou por sete anos. Ela compartilhou com os professores Renato e Cristiane Cardoso que ambos sofrem com a situação, mas reconhece que a possibilidade de reatar vai contra os princípios bíblicos.
Aluna – Namorei um rapaz por sete anos, não consigo esquecê-lo e parece que existe uma maldição para não ficarmos juntos. Ele já foi casado e se separou por minha causa. Nós nos amamos, mas penso que se ficássemos juntos estaríamos contrariando a Bíblia. Estou angustiada, tenho 37 anos e estamos separados há quatro meses. Ele também não consegue me esquecer. Estamos sofrendo.
Renato – Você não estaria contrariando só a Bíblia, mas os bons costumes e a moral.
Cristiane – Francislaine, vocês estão sendo injustos. Eu imagino que vocês queriam parar de se relacionar para fazer a coisa certa, mas como o coração pode obedecer à mente? A resposta é: quando a mente diz que não vai alimentá-lo mais. Mas, enquanto você alimentar seu coração, ficar pensando nele, vendo fotos e escutando músicas que ouviam juntos, é óbvio que você não o esquecerá.
Renato – Não é só isso. Sua mensagem indica que esse relacionamento de sete anos foi conturbado, porque você sugere que existe uma maldição que os impede de ficarem juntos. Quer dizer, apesar de saber que essa relação é errada, vocês insistiram em mantê-la. Não é de se surpreender que o relacionamento de vocês tenha problemas. Primeiro, ele traiu a esposa e a deixou para ficar com você. Por isso, sempre ficará aquela “pulga atrás da orelha”: “Será que ele vai voltar para a esposa?” ou “Será que, se ele achar alguém mais interessante, vai me trocar como fez com ela?”. Ele já mostrou que não é um homem fiel. Essa é uma situação que complica e marca qualquer relacionamento. No mundo existe a lei da causa e efeito. O que é isso? É como diz o ditado: o que você planta aqui, você colhe aqui. Vocês dois cometeram uma injustiça com uma pessoa e o fruto disso terá que ser colhido de alguma forma. É o que normalmente acontece na vida. A pessoa pode viver bem, mas lá na frente terá que pagar um preço alto.
Cristiane – Às vezes, não é lá na frente, a pessoa já começa a pagar um preço alto agora. O relacionamento de vocês não estava bem. Vocês se amam, mas não conseguem ficar juntos. Por quê? Porque esse relacionamento é errado e você precisa colocar isso na sua cabeça. Você aparentemente crê em Deus, então tem que decidir que não irá se envolver com alguém comprometido, mas que fará o que é certo para o seu bem. O seu coração diz que o bom é você ficar com ele, mas veja que absurdo que ele está sugerindo. Use o seu cérebro. Seja inteligente. Tome decisões certas e não injustas, assim você vai romper essa maldição e terá a oportunidade de ser feliz com outra pessoa que não seja comprometida.
Renato – O que você está procurando não é esse homem, é um amor. Na sua cabeça, a felicidade está associada a ele, talvez porque ele a fez se sentir bem ou lhe deu alguma coisa. Mas, como falamos, isso é errado e não há como ser feliz com esse “elefante atrás da orelha”. O que você tem que fazer não é se resignar a uma vida infeliz. Você pode ser feliz, mas fazendo as coisas certas. Como é possível ser feliz sabendo que fez algo errado? Para que seja feliz, o ser humano tem que ter paz de espírito e você não está em paz. Isso é uma mostra de que esse relacionamento não vai dar certo, então desista dele. Coloque sua fé em Deus e Ele, que é justo, não vai lhe faltar. Ele lhe dará alguém que realmente será seu e a fará feliz. Essa é a nossa dica.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo