Existe diferença entre pecadinho e pecadão?

Entenda por que não é o tamanho do erro que determina o quão grave e periogoso ele é

Imagem de capa - Existe diferença entre pecadinho e pecadão?

Pecado é a transgressão cometida pelo homem contra Deus. É totalmente falsa a ideia de “pecadinho” e “pecadão”, “pecado leve” ou “pesado”, pois todos são graves. Quando não há arrependimento pela atitude errada adotada, independentemente do seu “tamanho”, a consequência é grave e eterna.

O Bispo Edir Macedo explica em seu blog que a maneira como o Altíssimo lida com cada falha revela que existem diferentes tipos e critérios, mas que pecado é pecado em qualquer situação. “Se assim não fosse, a Bíblia não detalharia essas faltas e suas consequências”, afirma.

O pecado de Davi
Um dos casos mais conhecidos de pecado que a Bíblia relata é a do rei Davi. Davi já estava estabelecido em seu reinado e tinha muitas vitórias, mas, enquanto os reis estavam com suas tropas na guerra, ele preferiu ficar no palácio e descansar. O ócio o impulsionou a cometer adultério, o que acarretou na gravidez da mulher de Urias, seu militar mais fiel. Para ocultar o seu pecado, Davi mentiu, tramou e, por fim, mandou matar o soldado.

A vida de Urias rendeu para Davi o sofrimento de toda a sua família: a inimizade dos filhos e até a morte de quatro deles, inclusive aquele que foi fruto do adultério. Davi cedeu à tentação da carne e pecou. Embora o arrependimento tenha gerado o perdão, isso não o isentou de colher o mal que plantou.

Ele se voltou para o Altíssimo com o seu espírito quebrantado e arrependido e alcançou a misericórdia e os problemas cessaram.

O Altar, que ele desconsiderou ao pecar, agora era o único Lugar onde encontraria a Salvação.
Anos mais tarde, Davi vivia um momento de muitas realizações pessoais e se sentia engrandecido com elas. Mas parece que não tinha aprendido na prática as consequências da desobediência. Daí falhou novamente e quis medir sua força e saber o tamanho do seu exército.

Orgulhoso, desconsiderou que suas vitórias vinham do Altíssimo.

Nas duas ocasiões, Davi encontrou o perdão de Deus, porque, de fato, se arrependeu. As consequências eternas dos seus atos foram apagadas, porém as terrenas não.

A diferença entre esses dois pecados de Davi é que o primeiro foi cometido por uma fraqueza carnal, quando ele cedeu à tentação. O segundo foi espiritual, ao crer mais na força do próprio braço do que na Provisão Divina.

A qualquer tempo surgem oportunidades para pecar, elas vêm para todos, mas devemos lembrar que o pecado é uma rebelião contra Deus, principalmente quando é cometido por pessoas conhecedoras das Palavras dEle. O Bispo Edir Macedo ressalta que, “mesmo que os olhos humanos não o vejam ou não o qualifiquem como grave, pecado é pecado, não importa a sua intensidade.”

Não posso errar?
Não somos perfeitos. Todos nós temos pecados e pecamos. Contudo existe uma diferença entre cometer um pecado, arrepender-se dele e não praticá-lo novamente e viver em pecado e não se arrepender.

O ser humano é falho e por isso é preciso viver na dependência de Deus, que é perfeito. Para quem vive em pecado, o Bispo Macedo orienta tomar três atitudes: ver o pecado, confessá-lo e detestá-lo. (Confira mais detalhes no boxe ao lado). E não se esqueça: sem arrependimento, não há redenção.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty Images