Existe bagunça organizada?

Veja por que organizar a sua vida profissional pode ajudar na ascensão em sua carreira

Imagem de capa - Existe bagunça organizada?

Se você se atrasa para reuniões previamente marcadas porque anotou os horários em papéis e nem lembra onde os colocou, perde documentos com frequência ou nunca encontra nada em sua mesa porque ela está excessivamente ocupada, certamente você é desorganizado. Esses tipos de situação podem afetar sua vida profissional e inclusive barrar sua ascensão na carreira.

Mecanismo diferente

Para Eduardo Machado, professor de gestão, liderança e equipes de alto desempenho no Centro Universitário UniArnaldo, em Belo Horizonte (MG), até existem pessoas que sobrevivem no caos. “Não tem ferramentas que comprovem essa possibilidade não, mas há os que conseguem lidar com uma tela de trabalho lotada de páginas e arquivos abertos. É porque eles têm outro tipo de mecanismo que não é a ordem alfabética, nem a cronológica, e conseguem se localizar ali. Eles são exceção, com certeza”, diz.

Saia justa

Machado diz que a desorganização também interfere nas relações com colegas de trabalho. “O desorganizado não consegue acompanhar o ritmo dos demais. E, quando é chamado para reuniões de negócios, pode viver uma saia justa por não ter trazido toda a informação necessária ou por não ter tido tempo de desenvolver uma boa apresentação, por exemplo. E é óbvio que isso tem a ver com organização”, explica.

Consequências para a saúde

A desorganização ainda pode prejudicar a saúde. “Se a pessoa errar o parâmetro de organização, ela tende a adoecer. Há pessoas que sofrem com o burnout [esgotamento profissional] e com o estresse porque acham tudo urgente, tudo importante, e perdem o senso da necessidade real. Se a pessoa não se organiza quanto ao que ela precisa fazer, perde o senso de prioridade, de importância e de urgência”, analisa.

Base da estrutura

Por isso, para a grande maioria, o conselho é se organizar. “A organização é a base da estrutura do pensamento da administração. Nela nós temos organização, controle, direção e planejamento, os quatro pilares que utilizamos para gerenciar qualquer tipo de empreendimento. A organização é fundamental na vida do profissional, desde o do nível mais operacional até o mais estratégico. Ela também traz efeitos positivos à vida pessoal: tendo uma boa organização, você consegue perder menos tempo procurando aquela foto, aquela sua roupa, aquele seu documento”, avalia.

Primeira ação

A primeira atitude para se organizar é fazer uma lista. “Pegue um pedaço de papel mesmo, uma caneta e escreva uma listagem das coisas que você precisa fazer, das mais simples, desde tomar um banho e preparar o almoço, até as mais complexas. O segundo passo é entender que algumas tarefas são mais importantes e outras podem ser feitas posteriormente. Isso ajuda a tirar aquela carga de estresse, de achar que tudo precisa ser realizado ao mesmo tempo e que tudo merece atenção”, ensina.

Aplicativos

Para Machado, quem se organiza, com certeza, se torna mais produtivo e realiza seu trabalho com mais qualidade. “Hoje em dia, nós temos aplicativos que fazem a interligação de todos os aplicativos que você poderia utilizar no ambiente de trabalho. O Monday e o Trello podem ser baixados gratuitamente e dão todo tipo de informação necessária e conseguem ser controlados a distância”, exemplifica.

Divida o tempo por três

Ele aconselha a divisão do tempo pessoal, em média, por três, para facilitar a organização: “Pense em 33% do tempo utilizando ferramentas de informática para favorecer o trabalho e a qualidade final; outros 33% para manter as relações pessoais e reforçá-las, seja com um telefonema, seja com um café ou um contato; e os 33% restantes para pensar na vida pessoal, naquilo que precisa desempenhar e desenvolver ainda mais e melhor. Esse equilíbrio pode ainda lhe trazer qualidade de vida”, conclui.

Prosperidade

Quem quer ter sucesso também precisa cuidar da vida espiritual. Para isso, participe da reunião Prosperidade com Deus na Universal.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Gettyimages / Arte: Edi Edson