Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 30 de julho de 2018 - 03:05


EVG Libras: alcançando as pessoas por meio da língua de sinais

Saiba mais sobre esse grupo que oferece interpretação simultânea durante as reuniões da igreja

Você sabia que na Universal há o grupo EVG Libras? Os voluntários desse trabalho atuam durante as reuniões fazendo a tradução simultânea para a língua de sinais e também promovem ações de evangelização com deficientes auditivos.
Só o Templo de Salomão, localizado na capital paulista, recebe em média 20 pessoas com deficiência auditiva que participam da interpretação simultânea para Libras, durante os encontros de segunda-feira (às 18h30 e 22h), terça-feira (às 20h), quarta-feira (às 20h), quinta-feira (às 10h e 20h), sexta-feira (às 20h) e aos domingos (às 6h, 9h30 e 18h).
Para participar, basta se dirigir aos instrutores – que utilizam uma camiseta identificando o grupo EVG Libras – na entrada principal do Templo, antes das reuniões começarem.
Evangelizando em Libras
Confira, no vídeo abaixo, como são as evangelizações realizadas pelo grupo EVG Libras:


Curso EVG Libras
O grupo também oferece um curso de Libras – na Catedral do Brás, ao lado do Templo – para aqueles que desejam auxiliar nessa iniciativa.
“O curso funciona todo semestre. São duas turmas – uma aos sábados e outra aos domingos -, com evangelistas, membros que frequentam a igreja já algum tempo, obreiros e levitas. Ocorrem as aulas, os aprendizados e a prática para que os alunos possam se envolver ainda mais com a língua de sinais”, explica a instrutora Thuany Tercio.
Leia também: Acompanhe o conteúdo do Universal.org utilizando o software VLibras
Para ela, por meio dessa prática, é possível cumprir também o mandamento do Senhor Jesus de evangelizar as pessoas. “A importância é a de, primeiramente, salvar. Conseguir ir aos surdos que não vêm à igreja, que não sabem da interpretação simultânea que ocorre durante a semana. Ir atrás dos que estão sofrendo”, acrescenta a voluntária.
Um dos alunos, Geraldo da Silva, afirma que o curso foi um divisor de águas para o relacionamento entre ele e o filho, Maurício (foto ao lado, abraçando o pai durante uma das aulas), que é deficiente auditivo desde criança.
“A nossa comunicação, em casa, era bem básica. Porque a gente se comunicava do nosso jeito, não conhecendo Libras. Nós começamos a participar das reuniões no Templo de Salomão e, oportunamente, soubemos do curso. E no ano passado, o meu filho teve uma tentativa de suicídio – por causa de problemas que ele enfrentou na época – e os voluntários de Libras, do Templo de Salomão, visitaram ele no hospital, enquanto ele ficou internado, e deram todo o apoio. Em consequência, a gente começou a frequentar mais as reuniões na igreja. E o Maurício começou a participar também tanto do curso, quanto dos encontros. Eu também passei a frequentar o curso para aperfeiçoar o nosso relacionamento e para ganhar almas para Deus”, recorda-se Geraldo.
Ao todo, duzentas pessoas iniciaram o curso de Libras, no Templo de Salomão, e 66 já se formaram (foto ao lado dos voluntários durante a cerimônia de formatura).
Para quem deseja obter informações sobre o curso, é possível entrar em contato com a Central EVG pelo telefone (11) 2790-1146.
Interpretação simultânea
Além do Templo de Salomão, o grupo EVG Libras também está presente em outras localidades da capital paulista e Grande São Paulo (Catedral João Dias, Santo André, Osasco, Itaquera e Guarulhos) e no interior do estado (Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba). Além dos demais estados brasileiros.
Para saber mais procure por informações junto ao coordenador do grupo EVG de sua igreja (veja o endereço mais próximo aqui, se preferir).


  • Por Daniel Cruz / Fotos: Reprodução 


reportar erro