Evento proporciona momento especial para mães de menores infratores
Iniciativa beneficiará cerca de 3 mil mulheres, em todo o Brasil
Em comemoração ao Dia das Mães, o programa social Universal Socioeducativo (USE) realizará, neste domingo (14), um almoço especial para mães de internos e ex-internos de unidades socioeducativas. O evento, que também contará com o oferecimento de serviços gratuitos, ocorrerá nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Segundo o responsável pelo USE, Ulisses Gomes, o objetivo do evento é a valorização das mães, que muitas vezes “enfrentam discriminação por terem seus filhos em unidades da Fundação Casa. Muitas entram em depressão e param de se cuidar, pois acham que suas vidas acabaram, devido à situação de seu filho”.
O programa social pretende proporcionar um momento diferenciado, em que os voluntários estarão servindo um almoço especial e prestarão atendimentos nas áreas da saúde, beleza e jurídica.
“Fui abordada por um voluntário do USE na porta da unidade em que meu filho está preso e ele passou a acompanhar o caso dele. Desde então, o programa social sempre se manteve presente na minha vida”, relata Verônica Neto, de 47 anos.
Ela conta que nos momentos em que se sente triste, os voluntários sempre vêm com uma palavra de ânimo e a ajudam. “Será o primeiro Dia das Mães longe do meu filho, mas acredito que o evento será muito bom”.
Com o apoio de 870 voluntários, o evento de Dia das Mães do Universal Socioeducativo beneficiará aproximadamente 3 mil mulheres em todo Brasil.
A voluntária Zilda Pires lembra que já esteve nessa situação. “Há um tempo atrás, eu era uma dessas mães, que passava as datas comemorativas de forma triste, pois via minhas amigas com seus filhos e eu estava ali, sozinha. No entanto, comecei a ter o acompanhamento do grupo, eles me ajudaram e hoje eu posso retribuir ajudando outras mães. Para mim é algo muito gratificante!”
Fundado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o USE realiza ações com jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas, além de oferecer suporte aos familiares desses adolescentes. Somente em 2022, 92 mil pessoas foram assistidas pelo programa social.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo