Evento nacional estimula criatividade de idosos
“Calebe Criativo” ensina técnicas de artesanato a 40 mil pessoas da melhor idade
Nos dias 19 e 20/3, o programa social Calebe realizou um evento para promover a criatividade e os talentos da terceira idade. Trata-se do “Calebe Criativo”, iniciativa que aconteceu em 1.242 localidades diferentes, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em cada localidade onde aconteceu o evento, foi organizada uma exposição dos trabalhos artísticos produzidos pelos idosos através do “Artes e Cultura”, projeto do Calebe que proporciona diversas atividades culturais.
O objetivo do “Calebe Criativo” foi promover a troca de experiências entre pessoas da terceira idade e voluntários, além de estimular a criatividade e os talentos de cada participante.
“Aprendi a pintar e a fazer muitas coisas no artesanato, como as rosas de crochê, que hoje ajudam a aumentar a minha renda. Além disso, tenho amigas aqui no Calebe e sou muito feliz por participar do grupo’, relata a cearense Maria de Fátima Cavalcante, de 68 anos.

Nas exposições, foram exibidos trabalhos produzidos com recicláveis, EVA, garrafa pet, biscuit, crochê, miçangas, bordado, tricô e técnicas de pintura em tecido e tela.
O evento também contou com apresentações teatrais e musicais.
A arte como apoio
Para a voluntária do Calebe no Amazonas, Juliana Marinho, de 42 anos, é muito gratificante poder ensinar artesanato para os idosos, pois eles encontram na atividade um apoio.
“Um dos casos que me comoveu foi o de uma senhora de 72 anos, convidada para participar das sessões de artesanato do grupo. Ela estava em um momento depressivo, com o filho e seu esposo doentes. Aos poucos, ela foi desenvolvendo o hábito de costura. No artesanato, ela encontrou o apoio para sair do seu estado de baixa autoestima. Hoje, permanece conosco e mantém o hábito de costurar”, comemora a voluntária.
Estudos indicam que o desenho e a pintura trabalham a coordenação motora das pessoas e, com isso, ajudam na capacidade de organização, ativam os canais sensoriais e servem como um recurso terapêutico.

Segundo o responsável pelo Calebe no Brasil, Valter Pereira, o artesanato leva o idoso a explorar ideias e aprender coisas novas. “Com os cursos de artesanato e atividades do grupo, surgem as oportunidades de interagir com públicos de diferentes faixas etárias, estimulando a comunicação interpessoal do idoso tanto na base artística como social”.
Com 15 mil voluntários envolvidos, o programa social disponibilizou, ainda, atendimentos jurídicos, médicos, oftalmológicos e psicológicos. Além disso, serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose, corte de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem e massagem também foram oferecidos.
Mantido pelo Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Calebe tem por objetivo proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, por meio de interação social, cursos e eventos. Em 2021, 746.376 pessoas foram beneficiadas através das ações do grupo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo