Evento anual faz mutirão pela saúde de idosos no Brasil e em mais 40 países

Pesquisa aponta que 70% dos idosos brasileiros sofrem com alguma patologia; Hipertensão, diabetes e obesidade são as mais comuns.

Imagem de capa - Evento anual faz mutirão pela saúde de idosos no Brasil e em mais 40 países

No dia 09/11, o programa social Calebe, em celebração aos sete anos do grupo, promoverá o ‘Congresso Melhor Idade 2019’ em todo o Brasil e em mais 40 países. O evento oferecerá um mutirão de profissionais da saúde, que realizarão exames gratuitos para ajudar a detectar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e catarata. 

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2018, levantou que doenças crônicas afetam cerca de 70% dos idosos brasileiros.

Segundo especialistas, essas enfermidades são contraídas após anos de hábitos inadequados, implicando diretamente na qualidade de vida e autonomia na terceira idade.

A principal ação será realizada em Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo, e será conduzido pelo responsável do Calebe, Sérgio Gonçalves, e transmitido por videoconferência para todo o país e exterior, às 10h, horário de Brasília.

“Nosso objetivo é mostrar para o grupo da melhor idade, que, se prevenir, investir na autoestima e no conhecimento, é a melhor opção que eles têm para tomar posse de uma ditosa velhice”, disse.

Ele também afirma que as atividades que o Calebe tem oferecido, vem ajudando idosos a se manterem ativos e saudáveis. “ Não basta falar de prevenção, é preciso disponibilizar atividades atraentes para este público, para que possam se sentir valorizados e úteis à sociedade”, concluiu Sérgio.

Os organizadores esperam a presença de 300 mil pessoas no “Congresso Melhor Idade 2019”, no Brasil e nos 40 países onde o evento acontecerá, como Argentina, Estados Unidos, Portugal, Moçambique, Nova Zelândia. 

Incentivo aos idosos 

Aulas de artes marciais, música, dança, artesanato, esportes, idiomas, corte e costura, tecnologia, são apenas algumas das atividades que o programa social Calebe disponibiliza para o público da terceira idade. Em 2018, mais de 2,5 milhões de idosos foram beneficiados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. Isso representará um quinto da população mundial.

 Agenda:

Local: R. Augusto Carlos Bauman, 485 – Itaquera, São Paulo – SP

Data: 09/11

Horário: 10h00

 Serviços gratuitos oferecidos:

Saúde: Aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e postural, Termoterapia.

Cidadania: plantão de dúvidas sobre os direitos garantidos à pessoa idosa.

Beleza: Cabeleireiro, barbeiro, maquiador, manicure, design de sobrancelha.

Se você também quer saber o endereço do evento que será realizado em sua cidade, entre em contato com a Central Calebe: (11) 99571-9920 /2178-1191

imagem do author
Colaborador

UNIcom