Estratégia infalível contra a ansiedade

Imagem de capa - Estratégia infalível contra a ansiedade

Quem nunca sofreu com a ansiedade? Todos nós, seres humanos, conhecemos bem esse sentimento. Alguns ficam com o coração acelerado e sentem um frio na barriga; outros, em casos mais extremos, têm surtos ou desmaiam. Mas esse transtorno que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo não surgiu agora. Há muito tempo a Palavra de Deus fala dele, além de nos ensinar como lidar com os seus efeitos.

No mundo, não nos faltam razões para ficarmos ansiosos, especialmente quando nos alimentamos de notícias carregadas de medo, dúvidas, ameaças e informações sobre o que esse sentimento provoca de pior. As más notícias controlam as pessoas e, por isso, o primeiro passo para não ser dominado pela ansiedade é vigiar o que chega aos seus ouvidos e o que você deixa entrar pelos seus olhos.

Não vale a pena abrigar a ansiedade. Mas, se ainda assim você não conseguir controlar essa angústia, o Senhor Jesus dedica quase um capítulo inteiro às estratégias para vencê-la. No capítulo 6 do livro de Mateus, Ele mostra como a ansiedade é inútil e incapaz de alterar quaisquer que sejam as circunstâncias. Carregá-la não muda nada, pelo contrário. A ansiedade é contraproducente e só atrasa a concretização daquilo que você quer que aconteça rapidamente.

Sabendo que ficar ansioso não leva você a lugar nenhum, aprenda a prevenir essa emoção negativa antes mesmo que ela comece. Como? Transferindo-a para Deus, como orienta o apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Sim, isso é possível. Basta direcionar as suas preocupações ao Senhor por meio da oração. Fale com Ele, canalize os sentimentos ruins e tudo que é nocivo e que brota em seu coração. E, se nos dias mais críticos for necessário ir até Deus com mais frequência, faça isso!

Por fim, não se esqueça: o Pai Celestial conhece a sua necessidade e cuida de você. Respire, descanse e apenas mantenha pensamentos de confiança nEle, conforme Ele aconselha em Mateus 6.34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: izusek/getty images