“Estou desesperada, pois desconfio do meu marido”

Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Gisele disse que quer descobrir se está sendo traída pelo marido. Ela contou que está casada há 13 anos e tem duas filhas. Segundo ela, o marido já a traiu e ela também o traiu, mas os dois se perdoaram. Porém, ela acredita que existem novos indícios de traição e, por isso, está desconfiada do marido. Gisele afirmou que o ama, mas sua insistência de saber de uma possível traição deixou seu marido frustrado. Ela quer saber se consegue se curar da insegurança e, sobretudo, fazer com que o marido a ame novamente.

GISELE – Sou casada há 13 anos. Meu marido e eu estamos juntos há 18 anos e temos duas filhas. Meu marido já me traiu e eu também o traí. Escrevo porque estou desesperada, pois desconfio dele e existem indícios para que eu acredite em infidelidade. Eu o amo, mas isso se tornou uma obsessão e eu quero saber a verdade. Por causa dos métodos que uso para tentar descobrir uma possível traição, ele se tornou um marido frustrado com a minha desconfiança. Ele tenta levar esse casamento adiante, mas estou colocando tudo a perder. Eu acho que ele está apaixonado por outra mulher, mas ele não me larga. Será que consigo me curar da desconfiança e fazê-lo me amar novamente? Nossa relação está desgastada.

RENATO – A desconfiança é a praga que está entre vocês. Existe solução, mas você tem que deixar os achismos de lado, ou seja, parar de achar que ele não a ama e que gosta de outra. Cuidado ao ligar pontos em sua cabeça, como “ele não falou do jeito que eu gostaria” e “ele não me ligou à tarde”, e concluir que, por isso, ele a trai. Você tem que abandonar isso imediatamente.

CRISTIANE – Se ele estivesse apaixonado por outra mulher, como você faria para ele se apaixonar por você novamente? Com esse tipo de comportamento que você tem, seria muito difícil para ele amar você e desejar estar com você. Você precisa falar com ele e deixar claro que, se ele continuar procedendo da mesma maneira, o casamento terá um fim. Dê a ele a chance de se confessar, caso esteja acontecendo algo, e a oportunidade de reconstruir esse casamento e, caso ele não queira isso, peça para que ele diga. Você não sabe se ele a está traindo, se está com outra mulher, e pode ser que não esteja. Então, trabalhe seu casamento como se essa traição não estivesse acontecendo.

RENATO – É muito difícil alguém esconder do cônjuge uma traição. As mulheres, por exemplo, percebem quando o homem está agindo de maneira estranha e diferente. Por isso, não fique paranoica colocando detetive e indo atrás dele. Deixe claro que ele perderá você se a trair novamente. Explique que na situação anterior vocês se perdoaram, mas, se acontecer novamente, você o deixará e não dará prosseguimento a esse casamento. Qual é a sua disposição se uma traição for confirmada? Coloque para ele suas condições. Resolva isso dentro de você para que ele saiba o que acontecerá se ele voltar a errar no casamento, mas não use isso como chantagem. Você tem que falar e agir. Não adianta apenas falar. Resolva o que fará em caso de traição e comunique a ele. Enquanto você não descobre nada, continue tocando seu casamento como se nada estivesse acontecendo.

CRISTIANE – Você precisa tocar esse casamento mais do que já tocou. Toda vez que você tem esses surtos de ciúmes e desconfiança, você precisa compensar isso, não dá para continuar como se nada estivesse acontecendo. Você magoa seu marido. A cada erro que o casal comete, são necessários cinco acertos para compensá-lo. Você precisa mostrar que o ama e tentar reconstruir o casamento. Mesmo que ele não esteja fazendo nada pelo casamento, faça a sua parte,
pois você está tentando recomeçar.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Prostock-Studio/getty images