‘Estação da Leitura’ doa 158 mil livros

Iniciativa do programa social Calebe aconteceu em 1,9 mil localidades

Imagem de capa - ‘Estação da Leitura’ doa 158 mil livros

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os brasileiros, o programa social Calebe realizou no último final de semana (21 e 22 de maio) a ação “Estação da Leitura”, com a doação de 158.209 livros em 1,9 mil localidades espalhadas em todo Brasil. O evento também aconteceu em Botswana, Japão e Panamá.

Além de doar as obras, a proposta do evento é oferecer um espaço de leitura em locais públicos movimentados, como praças, estações de metrô e centros históricos. As pessoas que transitavam nesses locais poderiam escolher um livro disponível e realizar a leitura no local.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Fundação Pró-Livro, 31% dos brasileiros nunca leram um livro.

A ação literária foi realizada nacionalmente pela primeira vez, e contou com o apoio de 17,3 mil voluntários, que se empenharam na arrecadação de livros novos ou usados em boas condições, com a temática de autoajuda e espiritual.

Para o responsável pelo Calebe no Brasil, Valter Pereira, “não há atitude mais forte e significativa do que a doação [de livros], pois além de garantir a todos o acesso gratuito à leitura, pode incentivar a busca sedenta pelo conhecimento de boa fé”.

Oportunidade de aprendizado

Além da “Estação da Leitura”, o programa social tem outras frentes que promovem o hábito da leitura, a exemplo, o projeto Ler e Escrever. Através de aulas gratuitas, jovens e adultos são alfabetizados e ainda podem participar de cursos profissionalizantes que ajudam na sua capacitação e inserção no mercado de trabalho.

“Eu não sabia ler e nem escrever. Graças a esse trabalho, tive a oportunidade de aprender. Agora, tenho liberdade e autonomia de viajar sozinha, mexer na minha conta bancária e no celular. Estou preparada para ingressar em uma escola pública e concluir os meus estudos”, relata Josenilda Gomes da Silva, de 62 anos idade. Ela ingressou no Calebe há 3 anos e na mesma época se inscreveu nas aulas do Ler e Escrever.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Calebe trabalha em prol da qualidade de vida dos idosos através de ações de cidadania, entretenimento e saúde, além do oferecimento de orientações jurídicas e apoio psicológico. Somente em 2021, o grupo ajudou 746.376 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom