Esperando o Batman

Imagem de capa - Esperando o Batman

No livro de Gênesis é retratada a época de Jacó e dos seus filhos. Quando eles peregrinavam em Canaã, houve um período de grande fome e não chovia. A seca punia a terra, os animais morriam e não havia colheita. Enquanto isso, no Egito, havia comida. Lá, José, o filho de Jacó, havia se tornado governador e, em razão de sua direção e seu discernimento, fez com que o Egito se tornasse o único lugar em que era possível armazenar comida para os sete anos de vacas magras.

Essa é realmente uma história linda. Mas, uma situação bem curiosa, porém pouco comentada deste episódio, é que no capítulo 42 de Gênesis, está escrito: “Quando Jacó soube que no Egito havia trigo, disse a seus filhos: ‘Por que estão aí olhando uns para os outros?’ Disse ainda: ‘Ouvi dizer que há trigo no Egito. Desçam até lá e comprem trigo para nós, para que possamos continuar vivos e não morramos de fome’”.
Jacó, que já era idoso, tinha 11 filhos adultos. Ele viu aqueles marmanjos olhando uns para os outros, esperando algo acontecer e, quando chamou a atenção deles, é como se ele dissesse: “vocês vão ficar aí sem fazer nada até morrermos? Façam algo! Peguem o dinheiro, vão lá no Egito, negociem e tragam comida”.

Essa atitude de ficar olhando para o lado e esperar que outra pessoa faça algo para mudar a situação é um comportamento muito comum do ser humano. Muitos esperam que alguém venha salvá-los e aí o tempo vai passando e acabam “morrendo de fome”. Será que você não tem agido como os 11 filhos de Jacó, ou seja, mesmo ouvindo que há solução para o seu problema, não está fazendo nada?

Você tem ouvido boas notícias para resolver seus problemas, mas, apesar disso, está como os filhos de Jacó: olhando para o outros, para a tela do celular, para o horizonte, para a janela, esperando que alguém vá entrar e salvar você. Porém, entenda: a “fome” não vai esperar você receber a visita de alguém trazendo a comida nas mãos. Ou seja, o problema que está lhe cercando não vai ficar esperando alguém chegar e resolvê-lo por você.

Deus dá a você a oportunidade de buscar a saída através dessas boas notícias. Então vá em busca dela. É necessário que você se mexa e faça o que só você pode fazer por si. Pare de ficar esperando por um super-herói. Às vezes, você está aguardando a Mulher Maravilha, o Super-Homem, o Thor, o Batman ou o Homem de Ferro vir e isso não vai acontecer. Então, desperte e use as suas duas mãos, os seus pés e a sua cabeça, juntamente com a fé que Deus deu a você, para sair dessa situação.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Ljupco Smokovski/getty images