Escute os pedidos do seu marido

No casamento é preciso renunciar às suas vontades, ao seu jeito e às suas opiniões para agradar ao seu parceiro

Imagem de capa - Escute os pedidos do seu marido

Diante de tantas opiniões impostas pela sociedade atual, é natural que as mulheres fiquem perdidas e não saibam a quem devem ouvir para resolver os seus problemasno casamento, por exemplo.

Há aquelas que defendem que devem fazer o que quiserem do seu corpo ou da sua vida, sem nenhum tipo de intervenção dos maridos.

Porém isso não é coerente da parte de quem escolheu assumir um compromisso no matrimônio. Diferentemente de quando era solteira, agora você, mulher casada, precisa sacrificar algumas atitudes, ouvir o seu cônjuge e mudar sua opinião pelo bem do relacionamento.

O casamento na vida real não é igual ao mostrado nos filmes ou nas novelas. Essas produções transmitem a fantasia de que o amor é suficiente para mantê-lo e mostram que as pessoas se amam tanto a ponto de não se importarem com os erros umas das outras. Contudo suas falhas e fraquezas irritam o seu marido – e as dele também a irritam – e nos momentos que elas ficam evidentes é preciso fazer algo para mudar.

O problema é que muitas mulheres não querem abrir mão de um comportamento negativo, uma mania ou mudar algo na aparência para agradar ao marido. Elas levantam a bandeira da independência e dizem “sou assim e ponto final”. Com isso, mostram que vale mais manter suas vontades, seu jeito e seus pensamentos do que o casamento.

As colunistas Cristiane Cardoso, Viviane Freitas e Nanda Bezerra comentaram o assunto ao responder à pergunta de uma aluna do programa Escola do Amor Responde. A aluna estava vivendo um conflito porque não sabia se deveria agradar ao marido e atender o pedido dele para que mudasse o cabelo. “Grande parte dessas dúvidas é culpa das opiniões e dos conselhos veiculados pela TV, pelas novelas ou pelos movimentos que dizem que não precisamos fazer nada para agradar ninguém. Eles dizem que a ordem é ser você e pronto, mas não é assim”, disse Nanda.

Elas explicaram que o casamento não é construído apenas pelo amor que um sente pelo outro, mas pelos sacrifícios e disseram ainda que tomar uma atitude para agradar ao cônjuge também é uma demonstração de amor. “O casamento é uma fase que você aprende a conciliar.

Quando você era solteira, fazia tudo para si, mas agora precisa aprender a dividir e satisfazer a outra pessoa e não somente a você”, pontuou Viviane.

Viviane contou que também precisou sacrificar o seu jeito pelo bem do casamento: “eu tinha ciúme do meu esposo e era insegura. Achava que estava certa, mas toda vez que conversávamos eu me sentia mal com a minha conduta. Mudei porque aquilo estava pesando no meu casamento e me fazia mal”.

Cristiane falou da diferença entre um pedido e uma imposição do marido: “Se ele pedir, sem ofendê-la, atenda. Nesse momento é preciso usar a razão e não o modelo sentimental que as mulheres hoje em dia usam. A questão é colocar na balança o que você não quer mudar versus o casamento e ver o que pesa mais”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images