Escola do Amor Responde: Aluna diz não suportar as atitudes da sogra

Os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso a aconselharam. Confira

Imagem de capa - Escola do Amor Responde: Aluna diz não suportar as atitudes da sogra

A Escola do Amor Responde recebeu o pedido de ajuda da aluna Eliane. Ela diz que tem enfrentado problemas de relacionamento com a sogra. Saiba quais foram os aconselhamentos dos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso.
Eliane: Meu casamento está abalado, pois estou muito magoada. Tem horas que sinto até ódio do meu esposo. A mãe dele é carente e quer que todos fiquem ao lado dela, mesmo estando errada. Por exemplo, por qualquer motivo ela sempre briga com os vizinhos. Essa semana, discutimos. Ela grita, me chama de abusada, de víbora e diz que meu marido vai me largar. Já ele, diz que se eu não a tratar bem e não mudar nós vamos nos separar e cada um vai para o seu lado. Eu tenho aguentado firme por 5 anos, senão, por ele, já tinha acabado. Será que vale a pena viver assim? Parece que ele não me ama. O que devo fazer?
Cristiane: Eu acho que você deve respeitar a sua sogra, por mais difícil que ela seja. Não vamos esquecer que ela é uma pessoa mais velha que você, é a mãe do seu marido e, além disso, você está morando com ela. Então, são coisas importantes que temos que considerar. Se ela é mal-educada, gosta de fazer barraco e de fazer coisas que são contra você, isso é um problema, mas você não deve descer o nível e tratá-la desse jeito. Você também está errada, a partir do momento que foi lá e discutiu, porque ela estava discutindo com o vizinho. Você acha que isso vai ajudar e mudar a situação? Não. E fica chato porque seu marido, obviamente, vai ficar do lado dela, não é porque ela é mãe, mas porque você também errou.
Assim, se você for uma mulher agradável e uma amiga para sua sogra, o coração do seu esposo vai amolecer e você vai ter o que quer. Você tem que plantar boas sementes, ser uma pessoa sábia.
Renato: A sogra tem seus defeitos, mas, os conselhos aqui são para você, Eliane. Quando estamos próximos de alguém que tem esse comportamento, típico da sua sogra, essa pessoa vai testar as nossas reações, a nossa índole, o nosso caráter, etc. Ela provoca e tem atitudes que apertam nossos botões, e todo mundo é de carne e osso. Portanto, não vai ajudar reagir e brigar com sua sogra. Você não apenas tentou resolver o problema, como criou outro.
Quando ela se meter na sua vida, você fala que vai considerar. Trate-a bem para você desviar aquela ira que sente. Mas, é claro que isso pede muito domínio próprio. Enquanto ficar focando na sua sogra é você quem vai viver um inferno. Então, a decisão é sua.
Ouça aqui o podcast na íntegra.
Renato e Cristiane Cardoso são apresentadores do programa Escola do Amor, exibido na Record TV, e autores dos livros Casamento Blindado e Namoro Blindado.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock