Epidemia silenciosa: diabetes acomete meio bilhão de pessoas

Cerca de 46% dos portadores da doença desconhecem o diagnóstico

Imagem de capa - Epidemia silenciosa: diabetes acomete meio bilhão de pessoas

A Diabetes (diabetes mellitus) é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e, apesar de atingir grande parte da população mundial, muitos dos que convivem com tal condição desconhecem o diagnóstico, o que a leva ser considerada uma epidemia silenciosa.

Clique aqui e confira reportagem na íntegra do R7.

Quadro-geral:

Somam-se mais de 529 milhões de diabéticos no mundo, conforme aponta o estudo liderado pelo Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington. E, até 2050, pesquisadores projetam que o número de pessoas atingidas por tal condição deve mais do que dobrar, chegando a cerca de 1,3 bilhão.

O Brasil é o 5º país com maior incidência de casos de diabetes no mundo – com mais de 16 milhões de pessoas acometidas – , segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Dentre esses, 46% desconhecem o diagnóstico da doença.

E, mediante a isso, se acende o alerta à importância da procura por avaliações médicas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Leia também: Folha Universal: Brasil é o quinto país com mais diabéticos no mundo

O que você deve saber:

A diabetes é causada quando o pâncreas não produz ou produz insulina insuficiente para o corpo, ou ainda não a utiliza de modo adequado. Desta forma, quem não possui a produção integral de tal hormônio pode desenvolver quatro tipos principais de diabetes:

Diabetes tipo 1: quando o sistema imunológico ataca as células beta, e pouca ou nenhuma insulina é liberada para corpo. Desta forma, a glicose fica no sangue ao invés de ser usada como energia.

  • Aparece, geralmente, na infância e adolescência, mas pode atingir a fase adulta. Tratamento: insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades física.

Diabetes tipo 2: quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina produzida ou não produz insulina suficiente para o controle da glicemia.

  • Mais frequente entre os adultos, cerca de 90% das pessoas com diabetes possuem o Tipo 2. Tratamento: planejamento alimentar e atividades física; em alguns casos exige-se o uso de insulina e medicamentos para o controle da glicose.

Pré-diabetes: quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o considerado normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2.

  • 50% das pessoas que enfrentam esse estágio desenvolvem a doença. O sucesso para o controle do quadro é atribuído à mudança de hábito alimentar e à prática de exercícios.

Gestacional: aumento do nível de glicose no sangue no processo de desenvolvimento do bebê.

  • Seu controle, na maioria das vezes, acontece com a orientação nutricional adequada em cada fase da gravidez. Atividades físicas, dietas e insulinoterapia podem fazer parte do tratamento.

Sintomas:

Como as demais doenças, a diabetes também apresenta alguns sintomas, entre eles:

  • sede e fome excessiva;
  • fadiga;
  • vontade constante de urinar;
  • perda de peso;
  • fraqueza;
  • náuseas e vômitos;
  • entre outros.

Cuide-se:

Desenvolva hábitos saudáveis em relação a sua saúde, mantenha os seus exames em dia e, caso sinta alguns dos sintomas acima, procure a avaliação de um médico especializado.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock