Entre a vida e a morte

Novo livro da Unipro Editora conta detalhes da parada cardiorrespiratória que o Bispo Adilson Silva sofreu e traz reflexões sobre família, fé e milagre

Imagem de capa - Entre a vida e a morte

Algumas leituras têm a capacidade de nos aproximar de Deus e da salvação com reflexões que mudam nossa perspectiva de vida. O livro 16 minutos: As lições da minha experiência de quase morte, lançado pela Unipro Editora, certamente vai transformar a visão que muitas pessoas têm da fé. Na publicação, o Bispo Adilson Silva, coordenador espiritual dos obreiros da Universal e do trabalho evangelístico no Estado de São Paulo, relata o que ocorreu com ele após uma parada cardiorrespiratória que o deixou clinicamente morto.

Lições

O livro reconstrói os fatos que ele viveu naquela noite e os bastidores do que ocorreu depois. Nele é contado, por exemplo, que os médicos fizeram oito minutos de ressuscitação cardiopulmonar para que o coração do Bispo voltasse a bater. Geralmente, o cérebro humano sem oxigenação suporta só de dois a três minutos para que não fiquem sequelas. Mais do que uma história de milagre e superação, a obra traz uma reflexão sobre fé, oração e casamento, além de lições sobre a fragilidade humana.

Entrevista exclusiva

O Bispo Adilson Silva concedeu uma entrevista exclusiva à Folha Universal para adiantar detalhes do livro. Confira abaixo:

Folha Universal: No ano passado, o senhor passou por uma prova em que seu corpo chegou a ficar cianótico (com coloração azulada) por conta da falta de oxigenação no sangue. O que ocorreu?

Bispo Adilson: No dia 11 de junho, enquanto participava de uma partida de futebol com outros pastores, sofri um enfarto com parada cardiorrespiratória de 16 minutos. Fui socorrido em uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e fui reanimado. Depois fui transferido para o hospital onde fiquei 48 horas em coma induzido e permaneci por 11 dias. Graças a Deus saí recuperado e sem sequelas.

FU: O senhor tinha algum problema cardíaco antes do que ocorreu?

Bispo Adilson: Não que eu soubesse. Eu levava uma vida normal. Não sentia nenhum sintoma.

FU: O que motivou o senhor a escrever o livro?

Bispo Adilson: A ideia partiu de uma conversa que estávamos tendo sobre tudo o que aconteceu e o Bispo Renato Cardoso comentou que um livro sobre o que ocorreu ajudaria muitas pessoas. A ideia do título também foi dele.

FU: Esse acontecimento provocou alguma mudança em relação à sua fé em Deus?

Bispo Adilson: Não diria que mudou, porque eu já tinha consciência da fragilidade da nossa vida e de que precisamos estar preparados para a eternidade o tempo todo, mas digo que ressaltou isso.

FU: Qual a importância da sua esposa no processo que o senhor passou?

Bispo Adilson: É difícil dizer em palavras. Depois de Deus, a esposa tem o papel mais importante na vida de um homem. Mais do que nunca, ela foi uma só comigo. Entramos e saímos juntos de
tudo que aconteceu.

FU: Meses antes de passar por essa experiência, o senhor fez uma pregação em que citou uma pesquisa científica que reforçava a crença de vida após a morte baseada na atividade cerebral de pacientes em coma. Hoje, fazendo uma relação com a sua pregação, como o senhor vê o que lhe ocorreu?

Bispo Adilson: De fato, essa pregação foi marcante e creio que o que foi constatado na pesquisa é que, nos momentos que antecedem a morte, o ser humano entra num estado de superconsciência. Espiritualmente, entendo que seja uma forma de a pessoa avaliar todas as chances que teve de salvação. Eu não tive essa experiência. Particularmente, não lembro de nada, mas isso não significa que o período de inconsciência não tenha deixado lições. O livro aborda isso e traz lições importantíssimas que ajudarão os leitores em relação a prioridades e valores relacionados a esta vida e ao porvir.

Adquira o seu livro

O livro 16 minutos: As lições da minha experiência de quase morte tem formatos físico e digital. A edição impressa, em português, já está disponível no Arca Center e nas principais livrarias e plataformas digitais. O e-book tem versões em português, inglês e espanhol. Aponte a câmera de seu celular para o QR Code e adquira o seu exemplar.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Montagem sobre foto: divulgação e getty images