Enem: a preparação começa agora

A alguns meses da prova, é preciso compensar os dasfalques da educação remota para concorrer a uma vaga no ensino superior

Imagem de capa - Enem: a preparação começa agora

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem data marcada. A prova que serve de entrada para universidades de todo o Brasl deve acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Nestes dois dias, serão aplicados tanto o teste impresso quanto o digital.

Neste ano, quase 3,4 milhões de pessoas fizeram a inscrição, um aumento de 11,6% em comparação com os índices de 2021, segundo o Ministério da Educação. Apesar de ter sido uma marca comemorada, é preciso destacar que esse é considerado o segundo menor número de inscritos desde 2005. Um dos fatores para isso pode ser o sentimento de desânimo que muitos estudantes sentiram nos últimos anos em razão da pandemia.

O ensino remoto trouxe dezenas de dificuldades, entre elas a falta de equipamentos para acompanhar a aula.

“Esse período sem aula impactou muito o interesse dos alunos em participar do vestibular e em estudar. Essa relação esfriou por conta do ensino a distância e da falta de integração e de participação ativa dos alunos. Além disso, essa fase gerou muito medo e insegurança em relação ao futuro”, explica Telma Abreu, especialista em educação e neurociência do comportamento adolescente.

Driblando o desânimo
Mesmo com as possíveis defasagens educacionais nos últimos anos, a especialista afirma que ainda dá tempo de investir nos estudos para obter uma boa nota no Enem. “O importante é se organizar e se planejar, pedir ajuda quando necessário e buscar apoio na rede para fazer simulados que já existem, treinar a redação, se dedicar e fazer o melhor em busca dos seus objetivos.”

Mas, para isso, algumas características são essenciais: interesse, dedicação e organização. “Considero que esses são os três principais pontos para manter a motivação e o comprometimento com os estudos”, diz Telma.

Vale lembrar que nem sempre essas habilidades já fazem parte da rotina do estudante e, por isso, é preciso se empenhar em desenvolvê-las, sempre mantendo em mente que o sacrifício é necessário para alcançar um objetivo maior.

Foco nos estudos
Desenvolver o hábito de estudar é fundamental para quem vai prestar o exame. “O diferencial para se preparar para uma prova como o Enem é estudar com regularidade. Recomendo começar com uma ou duas horas por dia e aumentar conforme a demanda das matérias”, explica Andrik Macedo, gestor e docente de cursinho
pré-vestibular. Essa estratégia pode ser aplicada inclusive nos casos em que o aluno possui dificuldade de manter a disciplina e o foco. “Tem que ser algo natural, porque, se for forçado, ele acaba não conseguindo manter o ritmo.”

Mesmo com a necessidade de aprender tanto conteúdo em pouco tempo, Macedo orienta que é preciso manter uma rotina saudável, inclusive com boas noites de sono. “Tenho visto alunos estudando de madrugada, o que é prejudicial, já que é durante o momento de sono que o cérebro fixa as informações que ele aprendeu durante o dia. Então dormir é fundamental”, alerta.

Muito além de matérias básicas, estar atualizado e ter bons argumentos são fatores fundamentais para tirar uma boa nota, já que o Enem é conhecido por unir conceitos do ensino básico com temas atuais. Para Telma, uma das principais estratégias para chegar no dia da prova preparado é criar um roteiro de estudos. “É preciso levantar as necessidades individuais do estudante para melhorar a argumentação e se atualizar do que está acontecendo e definir ações para fazer isso.” Ler portais de notícias e assistir aos telejornais, debates, podcasts e aulas podem colaborar para a construção do conhecimento.

Desafiando o Enem
Para aqueles que estão precisando de motivação e um reforço nos estudos, o projeto social FJUniversitários, ligado à Força Jovem Universal, desenvolveu o Desafiando o Enem. “Em fevereiro iniciamos o programa de estudos que oferece de forma gratuita aulas de apoio para todos aqueles que querem investir em seus conhecimentos para alcançar uma boa colocação no Enem. A prova acontece no fim do ano, mas a preparação já está a todo vapor”, explica o Pastor Luke Castro, responsável pela iniciativa.

Voluntários que já passaram pela etapa da graduação transmitem os conhecimentos de sua área de atuação e também aplicam simulados para preparar os alunos para o grande dia. Para participar das atividades basta o interessado se inscrever em um dos polos da FJU pelo Brasil. Para encontrar o mais próximo, basta acessar o site universal.org/localizar.

Vale destacar que atualmente as aulas de apoio estão acontecendo em São Paulo, no Paraná e no Rio de Janeiro. Mas fique de olho: outros Estados devem organizar revisões de conteúdo pouco antes das provas. Para acompanhar o cronograma do projeto e outras dicas de estudos, acesse a página oficial no Instagram @FJUniversitarios.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: getty images