Encontro das Famílias FTU: Bispo Renato Cardoso destaca a importância de honrar os pais
Durante o evento, o Bispo falou como isso impacta a vida dos filhos
Na tarde de domingo, 24 de agosto, o Encontro das Famílias FTU reuniu cerca de dez mil adolescentes no Templo de Salomão, em São Paulo. Além disso, também foi transmitido ao vivo pelo Univer Vídeo para todo o Brasil. O evento foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso que destacou a importância da presença dos pais na vida dos filhos em uma sociedade cada vez mais marcada pela rebeldia e pela falta de respeito.
Além da mensagem central, também ocorreu a graduação de 1.800 adolescentes da Força Teen Universal (FTU) para a Força Jovem Universal (FJU), marcando um momento de transição importante na vida dos jovens.
O que foi dito:
Logo no início, o Bispo parabenizou os pais presentes:
“O fato de você estar aqui mostra o quanto você valoriza o seu filho e sua família. Isso não é mais tão comum no mundo de hoje. Por isso, você vai ser abençoado, sua família vai ser abençoada.”
Em seguida, ele direcionou uma mensagem especial aos adolescentes, trazendo o mandamento bíblico de honrar pai e mãe como base para uma vida longa e abençoada.

“Honrar pai e mãe é o único mandamento com promessa: ‘para que se prolonguem os seus dias na terra’. Ou seja, Deus vinculou longevidade, saúde e conquistas ao respeito pelos pais.”
Ele explicou que honrar é diferente de obedecer. Mesmo quando os pais erram, os filhos devem respeitá-los.
“A criação é sempre menor do que o criador. Por isso, os filhos devem reconhecer e honrar aqueles que lhes deram a vida, ainda que não concordem com todas as atitudes.”
O impacto da desonra:
O Bispo fez um alerta sobre o impacto da desonra dentro de casa:
“Quando você fala mal do seu pai ou da sua mãe, você está desonrando a autoridade que Deus colocou sobre a sua vida. Quem não respeita os pais, dificilmente respeitará professores, líderes e até mesmo as leis.”

Ele destacou ainda que a rebeldia contra os pais abre caminho para uma vida de fracasso e até de destruição.
“Se você não respeita a primeira autoridade que Deus te deu, vai acabar aprendendo da pior forma: atrás das grades. O respeito começa em casa.”
O que os pais devem lembrar:
Encerrando sua fala, o Bispo reforçou a responsabilidade dos pais na criação dos filhos:
“O papel de vocês não é agradar seus filhos o tempo todo, mas sim formar bons adultos. Mesmo quando o filho diz: ‘eu te odeio’, não leve para o lado pessoal. Se você está fazendo o que é certo, mais tarde ele reconhecerá e agradecerá.”
Sobre a FTU:
A Força Teen Universal oferece cuidados a adolescentes de 11 a 14 anos de idade, atendendo atualmente cerca de 76 mil em todo o Brasil.
A missão da FTU é proteger os adolescentes dos males e perigos que o mundo oferece como a violência e a indução ao mau comportamento, e, para isso, promove os ensinamentos bíblicos e a união familiar por meio de encontros, bate-papos, feiras de conhecimento bíblico, eventos musicais e esportivos, entre outras atividades.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo