Encarceradas recebem doação de 12 mil kits de higiene em todo o Brasil
Proporcionalmente, Brasil possui a terceira maior população carcerária feminina do mundo
São cerca de 48 mil detentas, o que representa 40 mulheres para cada 100 mil brasileiras. Com a terceira maior proporção de presas no mundo, em relação ao número de mulheres do país, os presídios femininos brasileiros precisam de ajuda para que essas mulheres possam ter atendidas suas necessidades básicas de higiene e saúde.
Foi com este objetivo que, durante o mês de julho, os programas sociais Universal nos Presídios (UNP) e Força Jovem Universal (FJU), promoveram uma ação humanitária que resultou na doação de mais de 12 mil kits de higiene pessoal, para encarceradas de todo o Brasil.
Em apenas uma semana, voluntários da FJU arrecadaram itens como creme dental, escova de dente, absorvente, sabonete e papel higiênico.
O resultado do movimento solidário foi a montagem de 12.687 kits de higiene. Somente em São Paulo, foram 2.373 unidades coletadas.
Mulheres abandonadas
Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) divulgado em 2016, proporcionalmente, o Brasil, com 40,6 presas por 100 mil habitantes, está em terceiro lugar entre os países que mais possuem detentas presas, atrás apenas de Estados Unidos (65,7) e Tailândia (60,7).
Em números absolutos, a população carcerária feminina brasileira (42.355 presas) é a quarta maior do planeta, atrás de Estados Unidos (211.870), China (107.131) e Rússia (48.478).
Para a responsável pelo grupo UNP Feminino no Brasil, Luciene Almeida, a população carcerária feminina é a que mais sofre com o abandono de familiares e companheiros. “Sem o amparo da família, muitas se encontram necessitadas de itens básicos de higiene. As voluntárias da UNP se tornam a família que elas não têm”.
“Recebemos os agradecimentos de diversas unidades prisionais, que explicaram que a doação veio no momento exato para que as necessidades fossem supridas”, avalia.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo