Em meio a uma taxa alta de suicídio, a Universal oferece conforto o Piauí

Há 39 anos, a Igreja atua no Estado para levar apoio e transformação espiritual e social e segue ampliando sua presença com a reinauguração de templos

Imagem de capa - Em meio a uma taxa alta de suicídio, a Universal oferece conforto o Piauí

Terceiro maior produtor de trigo e segundo de milho do Nordeste, o Piauí também é reconhecido por seu artesanato em cerâmica, palha e couro. O Estado foi povoado na segunda metade do século 17, quando vaqueiros vindos da Bahia buscavam novas pastagens. O Piauí tem mais de 251 mil quilômetros quadrados e uma população estimada de 3,38 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Presente no Estado desde 1986, a Igreja Universal tem trabalhado para espalhar o Evangelho e ajudar quem enfrenta dificuldades. Nesse sentido, a abertura da Catedral em Teresina, em 2019, foi um marco, pois permitiu ampliar o alcance do trabalho. O Templo Maior conta com mais de dois mil lugares e se tornou acessível à visita de autoridades e profissionais que representam o Estado. “A Catedral também proporciona alegria, conforto e segurança para os membros mais antigos, que tanto oraram para ver esse projeto realizado”, conta o Bispo Wagner Simões, responsável pelo trabalho evangelístico local. Ele ainda destaca o acolhimento da população e fala dos desafios sociais: “O Piauí é o segundo Estado com mais casos de suicídio no País, além de registrar o aumento de afastamentos do trabalho por depressão e ansiedade. Por conta disso, a Igreja tem sido um apoio constante a quem precisa”, diz. O Estado registrou uma taxa de suicídio de 11,83% em relação ao total de óbitos de 2021, percentual que fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, com índice de 12,37%, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 2024.

Apoio incessante

Grupos como Depressão Tem Cura, Help e Stop Bullying têm atuado intensamente oferecendo suporte espiritual, emocional e social diante da realidade do Estado. “Por meio desses projetos e de outras frentes, chegamos a comunidades, hospitais, presídios e fundações socioeducativas, levando ajuda de acordo com a realidade de cada um deles”, acrescenta o Bispo.

Uma missão realizada com respeito

O Bispo enfatiza que, mesmo com uma população fortemente religiosa e ligada a crenças tradicionais, o trabalho da Universal é realizado com respeito às culturas locais, sempre com o objetivo de levar entendimento sobre o Reino de Deus e a salvação eterna.

Levando a Palavra a todos os lugares

Além da Catedral em Teresina e da expansão de templos em todo o Estado, a Universal também tem ampliado sua presença na comunicação, com sete horas de programação diária na TV aberta e uma estação da Rede Aleluia (94,9 FM) no ar 24 horas. “Nosso maior propósito é que mais pessoas conheçam o Senhor Jesus. Por isso, novas igrejas foram realocadas, como em Amarante, e seguimos com obras e reinaugurações para 2026 em cerca de oito cidades. Tudo com um único objetivo: alcançar mais almas e ajudar quem está sofrendo”, conclui o Bispo.

Universal Amarante

A Universal na cidade de Amarante, município localizado a cerca de 161 quilômetros de Teresina e que faz divisa com o Estado do Maranhão, ganhou um novo endereço em julho de 2024.

O prédio antigo, além de ter uma estrutura ruim, chegou a ser condenado pela Defesa Civil. Impossibilitados de acessar o local, os membros e voluntários tiveram que participar das reuniões em uma garagem provisória durante algum tempo. Apesar dessas dificuldades, a fé do povo não foi abalada. Hoje, os frequentadores da Universal na cidade desfrutam dos resultados da fé constante.

O novo templo, localizado na Avenida Afrânio Nunes Filho, 337, no centro da cidade, tem uma estrutura melhor e apropriada para as atividades. Além de um espaço maior em seu anexo principal, o prédio atual oferece salas para a Escola Bíblica Infantil, para o apoio aos grupos, para os obreiros e também para as reuniões.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Cedida