Ele é doente por sexo

Imagem de capa - Ele é doente por sexo

Durante o programa Escola do Amor Responde, um aluno relatou ao casal Renato e Cristiane Cardoso que sua esposa reclama de seu desejo incontrolável por sexo. Ele assumiu que não consegue se satisfazer com apenas uma vez e pede ajuda.

ALUNO – Minha esposa reclama que sou doente por sexo, pois não me satisfaço com uma vez só. O que faço se não consigo me satisfazer?

RENATO – Eu não sei qual é a
frequência com que vocês têm o ato conjugal, mas, em primeiro lugar, eu preciso falar que, para a maioria dos casais, é natural que uma das partes queira mais do que a outra. Para um, uma frequência mais baixa é suficiente e, para outro, é preciso uma frequência mais alta. Mas não tem que ser do jeito de um ou de outro. Os dois, por amor, podem se encontrar no meio do caminho. Se você quer três vezes por dia ou todo dia, mas sua esposa quer uma vez na semana, não tem que ser do seu jeito ou do dela, vocês podem encontrar um equilíbrio nisso. É o que deve ser feito. Mas, se você fica insistindo ou cobrando demais de sua esposa, é óbvio que você está estimulando esse aspecto sexual com outras coisas, provavelmente com pornografia, imagens ou conteúdos sugestivos na internet ou na TV que vão aguçar ainda mais esse seu apetite. Se você quer regular isso, você precisa diminuir esses estímulos.

CRISTIANE – É igual o açúcar, quando você o tira da sua alimentação, no início é difícil, mas depois você se acostuma. Sim, você até come doce de vez em quando, mas não tem o vício. Também é assim com o sexo. Se a pessoa está sempre vendo coisas que estimulam o desejo sexual, como seriados com cenas de sexo ou ouvindo músicas sugestivas, ela pensa mais sobre o assunto. E, quanto mais você pensar nisso, mais fome disso terá. Você diz que não consegue se saciar e isso é um problema, pois o sexo virou um vício para você e não é apenas uma questão de querer mais do que a sua esposa. E claro que ninguém aguenta o ritmo que você quer, sua mulher vai se sentir usada porque o sexo não vai ser um momento íntimo entre vocês, mas um momento apenas para satisfazer o seu desejo. Você não está pensando nela.

RENATO – Em outras palavras, é egoísmo. Pelas palavras que sua esposa usa para definir o seu apetite, há um desequilíbrio da sua parte e, quando a pessoa está desequilibrada, é porque tem algo puxando-a mais para um lado. Você tem que avaliar o que está puxando você para o lado do sexo. A vida conjugal não é só sexo, mas uma combinação de coisas. Por isso, vocês têm que se equilibrar para ter um pouquinho de cada coisa. E mais: você deve aprender a praticar o domínio próprio. O ser humano tem seus apetites, mas a sabedoria divina nos ensina a praticar o domínio próprio, como descrito em Provérbios 16:32 (NVI): “Mais forte do que um homem que controla uma cidade é o homem que controla o seu espírito”. Para que você seja forte, você precisa se dominar e saber dizer não. Há um momento em que, apesar da vontade, você tem que saber parar. Acrescente outras coisas à sua vida e ao seu casamento, como atividades físicas, pois assim será mais fácil controlar o seu apetite sexual. Eu suspeito que sua esposa esteja certa e que você esteja desequilibrado. Agora, para equilibrar a questão, é preciso falar que muitas mulheres têm o desequilíbrio para o outro lado e nunca querem ter sexo.

CRISTIANE – Hoje em dia as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo e, ao chegar em casa, todas estão cansadas, mas a mulher tende a agir mais pelas circunstâncias e, por isso, deixa o sexo para o dia de folga ou para o dia do mês que o casal não tem nada para fazer. Elas deixam de lado uma parte importante do casamento, que não é só física, mas espiritual também, já que o sexo liga o casal à parceria e à intimidade. Assim como a pessoa reserva um tempo para tomar banho, fazer seu cabelo e se arrumar, ela precisa tirar um tempo para o sexo.

RENATO – A falta de sexo também é um desequilíbrio e não podemos andar nos extremos, mas sempre no meio. É bom lembrar ainda que Deus fez tudo na Criação com equilíbrio e, se você o tira, entra o caos. Eu creio que não seja isso que você queira para o seu casamento.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Jovanmandic/getty images