"Ele confessou que me traiu, disse que mudou, mas não consigo perdoá-lo"

Veja o que Renato e Cristiane Cardoso pensam sobre este assunto

Imagem de capa - "Ele confessou que me traiu, disse que  mudou, mas não consigo  perdoá-lo"

Um relacionamento é construído com confiança e cumplicidade. Quando uma das partes quebra um desses princípios, a relação fica abalada, mesmo quando há confissão e arrependimento. Adriana está vivendo esse drama. Seu namorado contou que a traiu quatro vezes e agora ela não consegue perdoá-lo. Nesta edição do A Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselham a aluna.

Adriana – Namoro há quase cinco anos. Recentemente, meu namorado passou por uma situação pessoal extrema e resolveu se entregar a Deus. Eu sempre acompanho as postagens de vocês nas redes sociais. Já li o livro Namoro Blindado e agora ele está lendo. Me disse que não quer mais viver na mentira e me contou que me traiu quatro vezes. Eu estou muito triste e confusa, pois estava fazendo planos para nos casarmos. Fiquei completamente sem chão e terminei com ele. Ele me pediu perdão, mas eu não consegui perdoá-lo. Está sendo muito difícil. Gostaria de saber como agir a partir de agora. Será que um dia conseguirei perdoá-lo?

Cristiane – Adriana, você não está olhando a situação de uma forma racional, mas de uma forma emotiva, sentindo uma dor por algo que já passou. Seu namorado confessou a traição. Se ele não tivesse confessado, aí você teria sido enganada e se casado em meio ao engano. Ele errou, mas só pelo fato de ele confessar o erro e falar para você tudo o que fez – o que talvez você nunca fosse descobrir – já mostra que ele está mudado e que você deveria dar uma chance a ele. Não precisa se casar amanhã, claro, mas pelo menos dê valor à mudança dele. E, se o problema acontecer novamente durante o namoro, aí você deve desistir
do relacionamento.

Renato – Ao contrário do que alguns pensam, nós cremos que as pessoas podem mudar. Temos testemunhado a mudança de milhares de pessoas, não somente em razão do nosso trabalho, mas por causa da fé que temos. Nós cremos em Deus e Ele é o maior agente de mudanças que existe na vida daqueles que dão uma oportunidade para Ele. E chamou nossa atenção o fato de você dizer que o seu namorado passou por uma situação extrema e isso o levou a Deus. Ele decidiu se entregar a Deus e parte dessa entrega requer que a pessoa se limpe, saia do erro e se acerte com quem ela errou. Creio que foi isso que o levou a se acertar com você. Quando uma pessoa tem um bom relacionamento com Deus, ela se cobra estar bem com seu próximo. Então, se ele estava vivendo uma mentira, prestes a se casar e agora conheceu a Deus, é natural que ele queira se limpar e contar a você toda a mentira. Ele errou por ter traído você, mas fez o certo ao confessar
o erro.

Cristiane – O que uma pessoa que trai pode fazer a respeito de seu erro? A única coisa que pode ser feita é reconhecer o erro e pedir desculpas. E foi o que seu namorado fez.

Renato – Adriana, a sua missão é conseguir perdoá-lo. Não por ele, mas por você, independentemente do relacionamento continuar ou não. Quanto a você dar uma chance a ele é uma decisão sua e para fazer isso você terá que levar em consideração se a mudança dele é real e sincera, o que é difícil avaliar em apenas uma conversa.

Se você vê sinceridade na confissão dele, mas quer ter certeza de que ele realmente mudou, então adie o casamento. Não se case nem faça planos de se casarem agora. Veja se essa experiência que ele diz ter tido com Deus é real, perceba se há mudança de vida nele não só em relação a você, porque quando a pessoa se encontra com Deus a vida dela muda em todos os sentidos. Mudam o seu caráter, a sua personalidade, ou seja, tudo muda. E, caso você identifique essas mudanças e perceba que podem continuar juntos, então vá em frente. Mas, se você não consegue esquecer o passado, mesmo confirmando a mudança dele, não volte com ele, pois, se você ficar sempre culpando-o, vocês não conseguirão seguir em frente.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Foto: Fotolia