Ela vai embora sempre que surge um problema

Imagem de capa - Ela vai embora sempre que surge um problema

Durante o programa Escola do Amor Responde, o aluno Matheus pediu um conselho aos professores Renato e Cristiane Cardoso para lidar com o comportamento mimado da esposa, que, além de mentir e não cuidar dos afazeres domésticos, vai embora de casa sempre que surge um problema entre os dois.

MATHEUS – Tenho 20 anos e minha esposa 17, estamos casados há um ano. Durante o namoro, ela reclamava muito da família e estava determinada a morar sozinha, mas, como ela não tinha condições de sustentar uma casa, propus nos casarmos e ajudá-la a superar essa fase. Ela aceitou sem duvidar. Eu já tinha uma posição material boa e nunca imaginei o que estava por vir. Ela não lava a roupa e não consegue manter a casa limpa, mas o pior nem é isso: ela não consegue se abrir emocionalmente comigo. Acabei ficando desempregado e, quando íamos conversar, ela se fechava. Em uma de nossas brigas, ela me culpou pelo desemprego e foi embora. Depois de duas semanas, ela se arrependeu e voltou. Arrumei um emprego ainda melhor, mas em casa seguia tudo igual. Fiquei doente e fui dispensado da empresa de novo, fomos morar de favor em um cômodo. Quando tinha tempo, eu limpava a casa e ela chegava e jogava as coisas no chão e não fazia nem comida para comermos. Parecia que eu tinha uma filha mimada. Descobri que ela está grávida e fiquei chateado porque sei que ela ainda não está preparada para ter um filho. Recebi uma proposta para mudar de cidade a trabalho e ela disse que iria também, mas, no dia anterior à viagem, ela desistiu. Ela foi morar com a mãe de novo, agora se diz arrependida e quer voltar. Estou inseguro, não quero ficar casado com uma pessoa que vai embora sempre que surge um problema.

RENATO – A motivação para o casamento foi errada e os motivos pelos quais as pessoas se casam influenciam muito no casamento. Ela estava ameaçando sair de casa e, para evitar a situação, vocês se casaram, então não podemos esperar boas consequências.

CRISTIANE – Vocês se casaram sem nenhuma preparação, sem nenhuma intenção de um fazer o outro feliz. E, se você começa algo com a intenção errada, tem tudo para dar errado.

RENATO – Outro alerta: quando você está namorando com alguém e a pessoa vive reclamando da família, cuidado! Isso mostra que ela não sabe viver em família. É claro que existem exceções em que a mãe e o pai são os problemas e a solução é ir embora de casa, mas não parece que seja esse o caso. Sobre o jeito desorganizado de sua esposa, isso é um reflexo do que está dentro dela, ou seja, ela está fora de ordem internamente e isso se reflete na casa.

CRISTIANE – Você não procurou saber dos pais dela como ela era como filha, por que havia tantos problemas na casa dela e só ouviu um lado.

RENATO – Ela se casou para fugir do problema em casa e agora, quando tem problema no casamento, foge de você e volta para a casa da mãe. Você, Matheus, parece ser um homem bom, sensato, até maduro e responsável para a sua idade, mas não adianta ser bonzinho. Você tem que fazer as coisas certas para evitar problemas.

CRISTIANE – A minha sugestão é que você deixe sua esposa esperando um pouquinho. Ela tem muito para amadurecer e não está em condições de ter um relacionamento agora. Sei que vocês terão um filho, mas ela precisa da mãe dela mais do que nunca neste momento, para aprender a ser mãe, dona de casa, mulher, esposa e uma pessoa de caráter.

RENATO – Não adianta ficar separando e voltando. Às vezes, a separação é a melhor maneira de forçar uma mudança. Você não pode voltar com uma pessoa sem que ela tenha tomado providências claras para mudar o comportamento que a levou a sair de casa. Você, como marido, deve ajudá-la a resolver o problema, mas não adianta ser bom, tem que ser duro e colocar suas condições. O fato de ela estar grávida é mais um incentivo para vocês procurarem fazer algo diferente.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Drazen Zigic/gettyimages