E se você estiver vendo tudo pelo avesso?
Conta-se uma história de um menino que observava a avó fazendo um bordado. Vendo somente o avesso todo embaralhado, ele a questionou: “Vovó, por que a senhora está fazendo um trabalho tão feio?” Ela, sorrindo, respondeu: “Espere um pouco, meu filho”. Logo que terminou, ela virou a roupa para o lado do menino e mostrou o lindo desenho que tinha se formado. Ele, admirado, pediu desculpas pelo julgamento.
Deus trabalha da mesma forma. Muitas vezes, Ele está “bordando” nossa vida e nosso futuro, mas, ao olharmos pelo nosso lado, não entendemos o que está ocorrendo. Tudo parece feio, embaralhado e logo questionamos o porquê de tantas lutas. Como resposta, as Sagradas Escrituras descrevem em Isaías 38:17 (NVI): “Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados”. Ou seja, é possível que a amargura produza paz, aprendizados e fortalecimento. Isso é necessário para o nosso bem.
José foi o melhor exemplo disso. Tudo que aconteceu com ele estava do avesso, mas, quando Deus terminou o bordado na vida dele, que lindo que era! Ele mesmo reconheceu, como lemos em Gênesis 50:20: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida”. E a história que o Altíssimo costurou na vida dele abençoa a muitos até os dias de hoje.
Se você crer nessa Palavra, em vez de ficar perdendo tempo murmurando, procure entender o que Deus está tentando lhe ensinar através da dor que você está passando. Os bons alunos alcançam paz, experiência, maturidade e se tornam mais capazes de suportar tanto as lutas quanto o peso das grandes vitórias. Já os maus continuam repetindo a lição porque não aprendem. Sendo assim, pare de perguntar “por que?” e comece a perguntar “para quê?”. Quando você entender isso, a amargura passará e você avançará para a próxima fase da sua vida.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo