É hora de dormir

Dormir bem é mais importante do que imaginamos, mas mais de 70% da população sofre com algum distúrbio do sono, o que pode aumentar a propensão a diferentes problemas de saúde

Imagem de capa - É hora de dormir

O sono é reparador e auxilia na fixação da memória e no aumento da atenção, da concentração e do aprendizado, da imaginação e da criatividade, além de melhorar o sistema imunológico, o humor e a saúde mental. Já uma noite maldormida, seja por causa da má qualidade do sono, seja por encurtamento das horas dormidas, traz riscos à saúde como um todo.

O neurologista e médico do sono Lucio Huebra lista que os sintomas mais comuns no dia seguinte à noite maldormida são fadiga, sonolência, desatenção, dificuldade de concentração, irritabilidade, dor de cabeça, tontura, inflexibilidade do pensamento e maior propensão a erros e acidentes. “Já as consequências a longo prazo são, sobretudo, relacionadas com o metabolismo, havendo maior risco de obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial e risco cardiovascular, aumentando a ocorrência de infarto, derrame ou AVC. O sono insuficiente também está associado a transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade, e até ao maior risco de suicídio”, diz.

Problema comum

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que 72% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono, entre eles a insônia. Isso é preocupante, pois uma única noite maldormida causa danos cerebrais irreparáveis e várias noites nessa condição podem levar a um processo de declínio cognitivo, com prejuízo de memória e aceleração do processo de demência em pessoas suscetíveis.

É preciso considerar a fé

Estar atento aos sinais do organismo e procurar ajuda médica quando necessário são ações fundamentais. Mas também é importante saber que alguns problemas de sono têm origem espiritual. A ansiedade, por exemplo, é um dos maiores causadores de insônia e representa medo ou apreensão pelo futuro, uma questão que pode ser vista como espiritual quando entendemos que a Fé em Deus é a certeza de que Ele fará o melhor por nós.

Neste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou a Comissão de Saúde e Espiritualidade, destacando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) admite que a saúde espiritual também precisa ser considerada e que a Fé pode ser uma aliada no combate aos problemas que afetam a saúde física e mental.

Na Bíblia Sagrada com as Anotações de Fé, o Bispo Edir Macedo explica: “(…) muitos, diante de tantos problemas, perdem o sono natural e só conseguem dormir sob o efeito de tranquilizantes. E, quando acordam, não veem esperança de mudança. Mas, quem se volta para Deus, tem as forças renovadas e as noites tranquilas (Salmos 91:5-10). Isso ocorre porque a fé proporciona paz, mesmo nas maiores batalhas, e a certeza de que o Eterno está no controle de tudo”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson