E agora, luto primeiro pela vida financeira ou pela vida amorosa?

Entenda como focar em uma área sem sacrificar a outra

Imagem de capa - E agora, luto primeiro pela vida financeira ou pela vida amorosa?

Muitas pessoas, especialmente jovens, convivem com o dilema entre se casar ou focar na vida financeira. Um questionamento que, com o passar do tempo, tem crescido ainda mais, em uma sociedade que cobra tanto o sucesso profissional dos jovens.

Estudar, ganhar dinheiro, estabelecer a carreira, viajar o mundo e ficar fluente em cinco idiomas ou namorar, noivar e construir uma família? Essa era a dúvida de Cauã, um aluno da Escola do Amor Responde, apresentado por Renato e Cristiane Cardoso. Veja a pergunta do jovem abaixo.

Cauã: Tenho 19 anos, faço faculdade e não trabalho ainda, pois estou esperando ser chamado em um concurso público que passei. Onde devo colocar força neste momento? Eu ouço orientações que, depois da nossa vida espiritual, o mais importante é a vida sentimental, porém meus pais dizem que não tem como começar um relacionamento se não tem uma base para se casar. Eu concordo com isso. Mas eu ouço também que o ideal seria construir seu futuro com a pessoa certa ao seu lado. E agora, luto primeiro pela vida financeira ou pela vida sentimental?

O ensinamento

Renato: Não há razão para você fazer uma coisa às custas da outra. Muitos jovens, motivados pelos pais e pela sociedade em geral, têm feito isso hoje em dia. Têm dito a si mesmos que construirão suas vidas, focarão na vida profissional, viajarão o mundo e lá na frente pensarão em casamento. Nós não concordamos com essa visão, porque se eles realmente focassem apenas na vida profissional e não se preocupassem com a vida amorosa e não ficasse por aí pulando de cama em cama até tudo bem. Mas o que, normalmente, acontece é que quando a pessoa prioriza a carreira, paralelamente ela fica com um, com outro e enquanto isso o coração vai sendo partido, as experiências vão sendo horríveis e quando a pessoa chega ao momento que começa a sentir falta de um relacionamento sério, já está com 30 anos.Então, elas se atrapalham porque estão errando na prioridade.

Não estamos dizendo que você tem que esquecer a carreira para casar. Você pode trabalhar, estudar, mas não precisa abrir mão da vida amorosa. Você pode entender que a vida amorosa é muito mais importante que financeira, porque se você estiver bem no casamento, vocês serão parceiros para a vida. Não precisa sacrificar a vida financeira para casar e nem sacrificar o casamento para ter uma carreira

Cristiane: A sua vida amorosa não deixa de ser uma brecha. Se você não tem aquela área bem resolvida então aquilo pode ser uma fraqueza. A necessidade não vai embora. Você vai sempre ter essa necessidade, mesmo que esteja focando na sua carreira. Você vai ter carência, então não vai afetar apenas a sua carreira, mas também a sua vida espiritual. Por causa disso você vai acabar tendo muitas tentações. Hoje em dia, as pessoas não precisam nem ter um relacionamento para cair em tentação, tem a internet com tantos sites que levam as pessoas a fazerem o que não deveriam e isso atrapalha a sua vida espiritual.

Renato: E não espere que você tenha casa, carro, dinheiro no banco tudo certinho para casar. Se você for olhar a maioria dos casais quando se casaram não tinham nada. Tinham pouca coisa, mas eles se uniram. Fizeram uma parceria, batalharam juntos e chegaram onde estão.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra.

Terapia do Amor

Se você deseja aprender mais sobre o amor inteligente, participe de uma das palestras da Terapia do Amor. Todas as quintas feiras, Bispos e Pastores se dedicam a propagar o amor que realmente funciona e que vem da fé.

No Templo de Salomão, as palestras acontecem às 10h, 15h e 20h, na avenida Celso Garcia, 605, Brás. Se não for residente de São Paulo, clique aqui e encontre a Universal mais próxima de você.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images