Doação de sangue: Universal promove campanha nos próximos dias

Saiba como fazer parte desta grande mobilização

Imagem de capa - Doação de sangue: Universal promove campanha nos próximos dias

Apesar do Ministério da Saúde orientar a população sobre a importância de continuar doando sangue neste momento em que o País registra casos e óbitos por conta do novo coronavírus (COVID-19), o estoque de bolsas de todas as tipagens sanguíneas nos hemocentros está cada vez mais baixo.

Preocupada com a dificuldade de reabastecimento durante esse período de quarentena, a Universal vai transformar, nesses próximos dias, algumas de suas igrejas que estão de portas abertas em espaços para coleta de doação de sangue.

Grande mobilização

No Templo de Salomão, zona leste da capital paulista, serão 3 dias de campanha: 1, 2 e 3 de abril, das 9h às 13h. Durante essas datas, o espaço será dedicado para receber enfermeiros e médicos, com equipamentos necessários, que serão responsáveis por orientar e conduzir as pessoas que vão, voluntariamente, doar sangue.

Além do Templo, igrejas Universal espalhadas por outros 20 estados do Brasil vão participar da campanha. A data vai variar de acordo com cada região e a disponibilidade de seus bancos de sangue locais.

Vale lembrar que, durante a campanha, todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) serão seguidas. Assim, considerando o cenário atual, será restringido o número de pessoas para evitar aglomeração e manter o distanciamento entre elas.

“Mais uma vez, a Universal, juntamente com os grupos, está com suas portas abertas para atender o SOS do banco de sangue. Devido à situação, os doadores estão um pouco assustados para irem aos hospitais. Por isso, vamos fazer das igrejas abertas um banco de sangue. Todos vão doar para suprir essa necessidade”, disse o Bispo Eduardo Ribeiro, atual responsável pelo Grupo da Saúde.

Quem pode doar

Faça parte desta grande mobilização e se dedique a ajudar o próximo. No entanto, todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco do Covid-19 devem permanecer em isolamento social.

Além disso, é preciso seguir outras orientações: não apresentar nenhum sintoma de gripe; estar em boas condições de saúde; ter no mínimo 16 anos (menores de 18 anos será necessário formulário de autorização); estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e levar documento original com foto.

Segundo o Ministério da Saúde, em relação ao novo coronavírus, também são considerados doadores inaptos por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

“Vamos ajudar. Vamos fazer uma campanha para os hospitais que estão precisando de doadores de sangue”, disse o Bispo Renato Cardoso durante reunião deste domingo, dia 29 de março.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto:

Com informações do Ministério da Saúde

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedidas e Getty Images