Dica poderosa para não destruir o casamento

Atitude é fundamental para o crescimento do matrimônio

Imagem de capa - Dica poderosa para não destruir o casamento

Um estudo publicado pela Associação de Psicologia Americana (Estados Unidos) revelou que os casais que não se perdoam levam o matrimônio ao fracasso. Em contrapartida, aqueles que perdoam tendem a obter o sucesso na relação.

De acordo com os pesquisadores, não perdoar acarreta em guardar mágoas e distorce a perspectiva das intenções do cônjuge. Ou seja: aquele que não perdoa está sempre desconfiado, sempre “com um pé atrás” e é mais propenso a transformar pequenas questões em grandes problemas.

Já perdoar e entender o ponto de vista do outro é a única opção viável para a superação de conflitos, sendo crucial para a longevidade da relação.

A pessoa amarga

Durante palestra recente da Terapia do Amor, os escritores Renato e Cristiane Cardoso, autores do livro “Casamento Blindado 2.0”, relataram que a falta de perdão faz com que a pessoa se afaste de todas as outras, inclusive do cônjuge.

“Quando uma pessoa desenvolve uma mágoa, ela se torna uma pessoa amarga”, explicou Renato Cardoso. “Ela não consegue dar amor e nem receber amor. Você não consegue dar amor para uma pessoa amarga. Você tenta, mas o amor bate e volta. Porque ela não consegue receber amor. Porque ela está machucada e machuca todos ao seu redor. É isso o que a mágoa faz”.

Dessa forma, é impossível levar adiante um matrimônio. Em um casamento, o amor deve estar acima dos problemas. E o amor, utilizado de maneira inteligente, não guarda ressentimentos, principalmente contra quem dorme na mesma cama.

“Uma pessoa magoada vai sempre ser infeliz nos seus relacionamentos. Sempre. Em qualquer relacionamento. A mágoa vai deixar você uma pessoa solitária. É como se você fosse um porco-espinho”, afirmou Renato.

O escritor ressaltou ainda que “o perdão não é para você deixar a outra pessoa escapar ilesa do que ela fez para você”. Toda ação gera consequências. Todavia, independentemente de quais sejam essas consequências, o perdão é fundamental. “O perdão é para você não ficar remoendo todo dia , várias vezes, aquele mal que fizeram com você. Basta aquilo que aconteceu”.

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Clique aqui e saiba o endereço mais próximo de você.

Assista ao ensinamento completo de Renato e Cristiane Cardoso no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XdwPyLgMsYc

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images