Dia Nacional do Surdo: conheça o EVG Libras

O grupo atua há 3 anos realizando tradução e interpretação simultânea no Templo de Salomão

Imagem de capa - Dia Nacional do Surdo: conheça o EVG Libras

Todo ano, em 26 de setembro, é relembrado o “Dia Nacional do Surdo”. Por causa disso, este mês também é conhecido como “Setembro Azul”.

O motivo é que assim como os judeus recebiam a “estrela de Davi” em suas roupas, durante o infeliz regime nazista, todas as pessoas que tinham algum tipo de deficiência física recebiam uma faixa azul (incluindo os surdos). Embora a memória seja triste, ela representa uma reflexão para toda a sociedade sobre a inclusão das pessoas, não importa quais sejam as diferenças. Já o dia 26 remete à fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Libras na Universal

Desse modo, a Universal também tem abraçado a comunidade surda. É por isso que há o grupo EVG Libras.

Nele, as voluntárias exercem diversas atividades. Como a divulgação da Palavra de Deus por meio da Libras em evangelizações. Além disso, são realizadas interpretações e traduções simultâneas durante as reuniões que ocorrem no Templo de Salomão, localizado na capital paulista.

Caso a pessoa tenha interesse de receber o auxílio do grupo, durante um dos encontros, é necessário se dirigir ao lado esquerdo, no interior da edificação, onde haverá uma pessoa devidamente uniformizada com a identificação do grupo EVG Libras.

Vidas para o Senhor Jesus

Para a responsável pelo grupo, Tuane Tércio, é importante estabelecer este diálogo com a comunidade surda.

“Segundo a última pesquisa do IBGE, temos cerca de 10 milhões de surdos no Brasil. Uma pesquisa feita pela própria comunidade surda, em 2010, mostrou que apenas 1% conhecia a Palavra de Deus. Então, conseguimos imaginar a importância deste trabalho evangelístico. Muitos deles são desprezados, por não conseguirem se comunicar. Frequentemente, entramos em contato com pais que não quiseram aprender Libras e acabaram tendo problemas com os filhos”, explicou.

Ela também acrescenta que há jovens desta comunidade que são depressivos ou que até já tentaram suicídio. Assim, por conseguirem se comunicar, as integrantes conversam para saber o que está acontecendo.

Em crescimento

Há 3 anos, o EVG Libras realiza esta atividade no Templo de Salomão. E, felizmente, a ação do grupo já foi ampliada para 14 estados brasileiros. Há, ainda, a tradução e interpretação simultânea dos cultos ao vivo pela televisão. Também é oferecido um curso gratuito. Igualmente, o grupo também auxilia nas ações sociais da Universal.

É possível saber mais sobre o grupo EVG Libras por meio do WhatsApp (11) 97302-0319 ou pela página oficial no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas