Dia Mundial da Infância: há o que comemorar?

Dados revelam aumento da violação dos direitos das crianças. Veja

Imagem de capa - Dia Mundial da Infância: há o que comemorar?

O dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Mundial da Infância. A iniciativa da celebração veio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para os pequeno.

Infelizmente, não há muito o que comemorar, pois os dados que atestam exploração e violência contra crianças só aumenta no Brasil e no mundo.

Dados:

  • De acordo com o Unicef, em 2023, pelo menos 168 milhões de crianças no mundo eram vítimas de trabalho infantil.
  • Um levantamento do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pedido do Unicef, mostrou que 11% dos brasileiros de 11 a 19 anos estavam fora da escola em 2022. Isso corresponde a 2 milhões de meninas e meninos.
  • Entre janeiro e abril do mesmo ano, o Disque 100 de Direitos Humanos registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil. O número mostrou aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2022.
  • A ONG SaferNet também divulgou que as denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil compartilhadas com as autoridades teve aumento de 70% nos primeiros quatro meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Este é o maior número de denúncias do gênero, neste período do ano, desde 2020.

Entenda:

Dia Mundial da InfânciaNão se pode falar em futuro sem falar de investimentos na infância e proteção dos seus direitos. Por isso, a data não deve servir só de lembrete, mas requer atitude. Como palestras, ações, atividades e movimentos que mudem a mente e postura da população em relação a este tema.

Todas as crianças têm direito a liberdade e devem ser tratadas com dignidade, vivendo em um ambiente saudável e seguro.

Ações pela infância:

Por isso, as educadoras da Escola Bíblica Infantil (EBI) fazem sua parte, apresentando o Criador aos pequenos e levando os ensinamentos da Palavra de Deus às famílias.

O grupo ainda realiza ações e eventos mensalmente em todo o País. Veja aqui.

Para saber o que o projeto executa na sua cidade ou bairro vá à Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock