Dia do professor: a missão de ser um profissional da educação

Encontro do projeto EducaAção, em homenagem à data, reuniu mais de 3 mil educadores por videoconferência em todo o Brasil 

Imagem de capa - Dia do professor: a missão de ser um profissional da educação

Dia 15 de outubro é a data em que se homenageia o professor no Brasil. Como forma de valorizar os profissionais da educação, no sábado último (10), o projeto EducaAção realizou um encontro em São Paulo com transmissão para todo o País. O evento reuniu representantes, diretores e professores de diversas escolas brasileiras — muitos deles participaram por videochamada — e também educadoras da Escola Bíblica Infantil (EBI) da Universal.

“O EducaAção é um projeto que tem como objetivo promover a interação social por meio de ações que ofereçam um ambiente saudável, de desenvolvimento das relações de afetividade e sociabilidade. Assim, construindo vínculos e fortalecendo o sentimento de pertencimento. Trabalhamos para resgatar a missão de ser professor. Motivando o profissional a seguir adiante apesar dos desafios que a educação enfrenta na atualidade”, explicou o responsável pelo projeto, Pastor Walber Barboza.

Conciliar carreira e qualidade de vida

Entre as ações proporcionadas pelo projeto estão circuito de palestras motivacionais que despertam a vocação profissional, atividades culturais, esportivas e atendimento preventivo de saúde física e mental. As palestras direcionadas para os professores visam também ensinar a esses profissionais da educação formas de conciliar a carreira com mais qualidade de vida. Durante a pandemia, com as restrições que o período aplicou à rotina das aulas e os novos desafios apresentados aos educadores, o projeto continuou apoiando os profissionais.

“O projeto ajuda a cuidar do professor e nos sentimos muito valorizados por meio das palestras e dos conselhos que recebemos aqui. Nesse momento de pandemia, tivemos muitos profissionais (e alunos também) com problemas emocionais e depressão. Nos unimos para ajudar e, com o apoio do projeto, então, conseguimos chegar até esses professores e alunos) e cuidar do emocional deles”, contou Bárbara Mazin. Ela é diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Octávio Mangabeira, na zona leste de São Paulo.

O papel do educador

Em todo o Brasil, 3465 profissionais da educação participaram do encontro, ou presencialmente ou via videoconferência. A saber, o tema abordado neste encontro foi “Professor: Profissão, Prazer ou Propósito?”. A palestrante foi a psicopedagoga e escritora Vilma Farias, que já atuou em parceria com o projeto em eventos anteriores.

“Essa parceria com o EducAção me inspira a acreditar que são projetos como esse que transformam, diante de tudo o que vemos e ouvimos diariamente na sociedade. É um trabalho preventivo que trabalha a identidade do professor e o leva a pensar ‘fora da caixa’, aliando a tradução aos desafios da inovação”, disse.

Segunda Vilma, abordar esse tema sobre o papel do educador é muito importante. Pois, mostra que a profissão é permeada de propósito. Principalmente, num momento tão singular como esse, frente à pandemia do novo coronavírus. Quando os professores tiveram que criar e recriar possibilidades de aprendizagem.

“Primeiro, o professor teve que buscar o autoconhecimento. Depois, repensar modelos existentes sobre o ensinar e o aprender. Utilizando ferramentas digitais que exigiram clareza e empenho. Nesse ínterim, o papel do professor foi fundamental para acolher os alunos, mantendo e incentivando a rotina. Bem como, promover interação e aprendizagem significativas, com as aulas síncronas e assíncronas. Assim, favorecendo a conexão entre os alunos, os vínculos afetivos e inspirando os estudantes sobre a importância da calma e da persistência diante das frustrações da vida. Ademais, demonstrou que é preciso persistir com empatia e resiliência. E, inspirar o aluno a enxergar a positividade diante dos maiores desafios”, pontuou.

Motivação

Ao final da palestra, a diretora Daniela Yuri falou o que vai levar de aprendizado para os profissionais das instituições onde atua na cidade de Osasco, região Metropolitana de São Paulo. “A palestra foi muito boa ao destacar o papel do educador. Vou levar para os professores essa motivação, que todos precisam ter frente a esse período de pandemia e distanciamento social que estamos vivendo. Para que eles não percam o foco e não desistam, pois são essenciais para a educação dos nossos jovens alunos em todo o País”.

Assista abaixo ao vídeo com a transmissão do evento na íntegra:

Conheça o projeto EducaAção

Desde 2017, por meio de palestras temáticas direcionadas aos jovens alunos, o projeto Namoro Blindado nas Escolas é levado às instituições de ensino. A saber, foi dessa experiência que, há cerca de um ano, surgiu a ideia de realizar ações em prol da educação e dos profissionais da área.

O projeto EducaAção tem como objetivo valorizar o profissional da educação. Além disso, levar ações para melhorar os relacionamentos pessoais e o ambiente de trabalho, por meio de palestras e atividade de conscientização. Quer saber mais sobre o projeto e como participar dele? Então, acesse o Instagram oficial ou o canal no Youtube.

Ademais, você pode também entrar em contato pelo e-mail eventos@namoroblindado.com ou WhatsApp (11) 99347 1678.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas