Dia do Pastor é celebrado em evento solene na Câmara Municipal de São Paulo

A data foi comemorada juntamente com o aniversário de 70 anos da Sociedade Bíblica do Brasil

Imagem de capa - Dia do Pastor é celebrado em evento solene na Câmara Municipal de São Paulo

No último dia 11 de junho, foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, uma solenidade em comemoração ao aniversário de 70 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e ao Dia do Pastor, ambos celebrados na mesma data: 10 de junho.
A homenagem, idealizada pelo vereador André Santos (PRB), teve início às 19h, no Auditório Prestes Maia, e contou com a presença de autoridades políticas, líderes religiosos e representantes da SBB.
Para compor a mesa foram chamados os vereadores Atílio Francisco e Jeferson Ricardo da Silva, ambos do PRB; o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; Bispo Eduardo Bravo, responsável pelo trabalho interdenominacional da Universal; o reverendo Dr. Erní Walter Seibert, diretor executivo da SBB; Orivaldo Veloso Santos, secretário de administração geral da SBB,e Jardel Nascimento, secretário regional da SBB em São Paulo. (Foto acima da esquerda para a direita: Bispo Eduardo Bravo, Jardel nascimento, Marcos Pereira, Reverendo Erní Seibert; Vereadores Atílio Francisco e Jeferson Ricardo e Orivaldo Santos)
A cerimônia teve início com a apresentação do coral da Câmara Municipal de São Paulo, que tocou o Hino Nacional, e a fala de abertura do vereador Atílio Francisco.
Em seguida, o reverendo Erní Seibert (Foto à esquerda), da SBB, recordou da reunião que deu origem à Sociedade Bíblica no Rio de Janeiro, em 1948. Segundo ele, representantes das igrejas evangélicas existentes naquela época se reuniram no intuito de fundar uma sociedade de pessoas que gostam da Bíblia e fazê-la se tornar o livro do Brasil.
“Nada mais bonito que, nessa noite, lembrarmos a organização da qual todos nós somos sócios e homenagear àqueles que mais proclamam o que essa organização produz, que é a Bíblia Sagrada”, declarou o Reverendo.
Entre os homenageados estavam os pastores Rudney Macedo, presidente do conselho de pastores da cidade de Barueri e do conselho Metropolitano de pastores de São Paulo; o apóstolo Marcos Motolo, presidente nacional e internacional da convenção de pastores da Coniade (Convenção Nacional das Igrejas Evangélicas Pentecostais e Assembleia de Deus do Brasil); Pastor Luiz Rafé, representante da Coniade no Amazonas e responsável pelo projeto Missão de Amor, cuja finalidade é prestar auxílio aos pastores que estão no campo missionários e necessitam de ajuda, e do projeto “Uma vida transformada por uma nova chance”, voltado para os dependentes químicos.
Para o Pastor Rudney Macedo os pregadores são heróis sem medalha, pois desempenham um papel na sociedade que deveria ser executado pelo governo, uma vez que resgatam as pessoas das drogas, da prostituição, da criminalidade, etc. “Ele faz um trabalho muito árduo, que demanda muita dedicação e, principalmente, renúncia”, destaca.
“Essa homenagem é um incentivo aos que passam o ano todo atrás das cortinas, que fazem tanto pela humanidade e hoje é o dia deles a receberem por todo trabalho social e eclesiástico que realizam”, ressaltou o Apóstolo Marcos Motolo (Foto abaixo ao centro).
O Pastor Luiz Rafé destacou que o homem de Deus deixa de viver a própria vida para viver a das pessoas porque tem um chamado de Deus. “Ele não é formado teologicamente. O que forma o pastor é o caráter, o chamado e a unção que há na vida dele. Nós estamos sendo homenageados, mas também temos um Supremo Pastor, que é Jesus, que cuida de todos nós”, ressaltou.
Também recebeu a homenagem o Pastor Ulisses Gomes, responsável pelo Projeto Universal Socioeducativo no Brasil e no exterior, cuja missão é recuperar adolescentes da criminalidade, oferecendo a eles o mínimo de perspectiva para suas vidas, e sobretudo, levá-los a conhecer a Deus.
Há um ano e meio à frente do trabalho de Resgate da Universal, o Bispo Antonio Mello, outro homenageado, falou do motivo pelo qual fez questão de estar presente ao evento. “É para honra do Senhor Jesus. Cada pastor tem que estar ciente disso, que independentemente do que a ovelha fez ou deixou de fazer ele precisa cuidar daquela ovelha que está perdida”.
O Bispo Eduardo Bravo explica a razão da homenagem aos pastores ser feita justamente no mesmo dia em que se comemora os 70 anos da Sociedade Bíblica: “É ela (SBB) que nos tem dado os instrumentos necessários para pregação da Palavra. A Bíblia, em todas as suas traduções e linguagens, é um instrumento que a SBB coloca a nossa disposição”.
Com o intuito de incentivar os cristãos brasileiros a comemorar o Ano da Bíblia, a SBB lançou, em 2018, a campanha “Bíblia, o livro da Esperança”. A iniciativa tem como objetivo ressaltar a importância do maior best-seller de todos os tempos e celebrar a sua trajetória de 70 anos.
Como idealizador da solenidade, o vereador André Santos (Foto à esquerda) , também fez questão de registrar que “além de sua missão espiritual, o pastor tem um importante papel social ajudando pessoas que não são alcançadas pelas políticas públicas.”
O evento foi encerrado com a entrega do certificado de Honra ao Mérito a todos os pastores convidados, como símbolo e recordação da homenagem.
Os Bispos Edir Macedo e Renato Cardoso, representados pelo Bispo Eduardo Bravo, também receberam o certificado.
 
Confira abaixo mais fotos da cerimônia:

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Marcelo Alves e Erik Teixeira