Dia de Ação de Graças traz uma reflexão sobre gratidão

Nos países onde se celebra a data, as famílias costumam se reunir em confraternizações e realizar orações pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano

Imagem de capa - Dia de Ação de Graças traz uma reflexão sobre gratidão

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é uma data celebrada em gratidão a Deus — sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe. Na maior parte dos lugares onde é comemorada, o feriado acontece na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Neste dia, as famílias costumam se reunir em confraternizações, almoços e jantares, e realizar orações pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Para os norte-americanos, o feriado do Dia de Ação de Graças é considerado tão importante quanto o de Natal. Independentemente de crença, a data se popularizou no país. Neste dia, até mesmo grandes desfiles ao ar livre com carros alegóricos, bandas e passistas são realizados nas ruas de muitas cidades, sendo uma das mais famosas a de Nova Iorque, por exemplo, retratada inclusive em diversas séries e filmes.

Outros países que comemoram são Libéria (África), Ilha Norfolk (Austrália) e Holanda (Europa).

No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é muito popular. Entretanto há uma data oficial instituída pela Lei n.º 781, em 1949. A comemoração foi sugerida por Joaquim Nabuco, quando este era embaixador do País nos Estados Unidos. Em 1966, a Lei nº 5.110 estabeleceu que a celebração no Brasil se daria também na 4ª quinta-feira de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promovê-la.

Reflexão sobre gratidão

Para entender, a tradição deste dia nasceu no século XVII. A partir de 1620, os peregrinos fundadores da vila localizada em Plymouth Colony, Massachusetts, região chamada de Nova Inglaterra, passaram a festejar a boa colheita entre os colonos ingleses e americanos nativos. Tendo em vista que eles já tinham passado por invernos muito rigorosos, esse banquete para a comunidade era composto de mesa farta com alimentos variados.

Embora no Brasil, e também em outros países, muitos não conheçam a origem desta data, o Dia de Ação de Graças suscita uma importante reflexão sobre gratidão.

A gratidão é um reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, enfim é um agradecimento. E não apenas pelas conquistas materiais. Mas, também, na vida emocional e espiritual. Por exemplo, quando se é alcançado com a salvação que vem de Deus e expressa-se gratidão a Ele.

Nesta passagem da Bíblia, em Colossenses 3:15, o apóstolo Paulo enfatizou:

“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”

Gratidão e paz

Por sua vez, a ingratidão é um sentimento que gera conflitos interiores. À exemplo da ansiedade, da infelicidade e da agressividade. Pois, a pessoa não consegue reconhecer (seja muito ou pouco) o que tem recebido de Deus. Ela não é capaz de apreciar as coisas que possui.

Sobre o assunto, em ocasião do programa Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso disse: “Há uma relação entre gratidão e paz. Mesmo que os problemas estejam acontecendo, se a pessoa souber apreciar o lado bom disso, até os problemas trarão para ela algum proveito (…) Se você desenvolver o hábito da gratidão, você vai de forma imediata vencer a ansiedade, a preocupação e a infelicidade”.

Obviamente, ninguém quer passar por problemas. Mas se os obstáculos surgem, precisamos nos tornar pessoas melhores com eles. Assim, para se tornar uma pessoa grata, você pode começar apreciando o que já tem. Valorize, sobretudo, a Deus e tudo o que Ele tem feito em sua vida. E, seja grato.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock