Detentos de São Paulo são certificados em cursos de qualificação profissional

A primeira cerimônia de formatura de 2024 aconteceu, simultaneamente, em diferentes regiões do Estado; confira!

Imagem de capa - Detentos de São Paulo são certificados em cursos de qualificação profissional

Em mais uma realização do projeto Universal nos Presídios (UNP) em parceira com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, mais de 4 mil detentos foram capacitados em cursos de Primeiros Socorros, Logística, Marketing e Vendas, além de Ética e Cidadania. A primeira cerimônia de formatura de 2024 aconteceu na última sexta-feira (5/08), em diferentes regiões do Estado, simultaneamente.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, local do evento central, mais de 1,3 mil encarcerados(as) foram certificados. Na ocasião, autoridades políticas e espirituais, entre elas, o secretário da SAP, Marcello Streifinger, o prefeito da cidade de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a deputada estadual Edna Macedo e o responsável nacional da UNP, Clodoaldo Rocha, estiveram presentes a fim de prestar homenagem aos formandos e destacar o resultado efetivo da parceria.

Confira como foi o evento na reportagem completa do R7:

Veja também: UNP realiza a 3ª Formatura na Penitenciária Feminina de Santana

 Um histórico de recomeço:

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Igreja Universal do Reino de Deus, em fevereiro de 2023, por intermédio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), foram disponibilizadas mais de 12 mil vagas de qualificação profissional a internos de todas as Coordenadorias de Unidades Prisionais, assim como pacientes da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do estado de São Paulo.

O projeto oferta cursos em mais de 45 modalidades, em 3 etapas ao longo do ano. Os certificados são emitidos pelo Centro Educacional Fanduca, com valor profissionalizante e é aceito em todo o território brasileiro. 

A iniciativa, além de incentivar a capacitação dos reeducandos, reacende a esperança por reescrever uma nova história de vida, com respeito e dignidade.

Fique por dentro:

Para acompanhar o trabalho que a UNP desenvolve juntos aos presídios de todo País, siga-o em suas redes sociais, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Cedida