Detentos concluem “Curso de Salgados” e recebem certificação na Penitenciária II de Gália (SP)

Capacitação oferece novas possibilidades de renda e recomeço. Saiba como foi

Imagem de capa - Detentos concluem “Curso de Salgados” e recebem certificação na Penitenciária II de Gália (SP)

O programa social Universal nos Presídios (UNP) do Bloco de Bauru promoveu um curso de salgados na Penitenciária II de Gália, na cidade de mesmo nome, no estado de São Paulo, proporcionando aos participantes conhecimentos práticos de preparo, organização e produção.

Como foi o curso

Essa foi a primeira vez que o curso de salgados foi realizado no local.

Durante o período do curso, foram ensinados variados tipos de salgados, principalmente aqueles que são mais comercializados para festas e eventos, como: empadinha de frango, coxinha, enroladinho de salsicha, rissoles de presunto e queijo, bolinho de frango e de queijo, além de esfiha.

Foi um curso de muitos aprendizados, tanto por parte da professora que ministrou as aulas quanto dos alunos, que durante todo o processo se mantiveram atentos e empenhados. Foram trocas de conhecimentos e muito aprendizado.

Mais detalhes

  • O curso teve duração de sete aulas, com um total de 24 horas de carga horária.
  • Houve a participação de 20 detentos.
  • O curso foi ministrado por uma salgadeira que já atua nessa área há um pouco mais de 20 anos, Antônia Cristina Cunha de Andrade, com o auxílio de duas voluntárias da UNP, Josiane Aparecida Ribeiro e Nair Leme da Silva Santos.

O que disse a professora sobre a experiência

Antônia Cristina fez questão de compartilhar a experiência de ministrar o curso dentro da unidade. Ela disse:

  • “Foi uma experiência que vou carregar comigo para o resto da vida. Grande parte da população, quando ouve falar em presídio, é imediatamente tomada por um preconceito; o serviço humano em si é muito crítico.”
  • “A experiência de entrar lá, de levar a oportunidade para cada um daqueles alunos, de mostrar para eles que há, sim, vida depois da prisão; que podem recomeçar; que o erro deles não pode definir o futuro; e que uma nova escolha pode ser feita ali mesmo, a começar por aceitar a oportunidade de aprender algo novo ou de aperfeiçoar para aqueles que já tinham certo conhecimento. Isso não tem preço.”
  • “Levar a esperança de uma nova história através de toda essa experiência… Inclusive, guardei comigo a reflexão de que não podemos ser limitados. Esses alunos se encontram encarcerados e, mesmo assim, aceitaram a chance de aprender. Quantas vezes nós, que não estamos nessa mesma situação, nos limitamos e desistimos por muito menos?”, finalizou.

Sobre a formatura

A formatura dos detentos ocorreu no dia 5 de dezembro.

Na oportunidade, todos os detentos que participaram do curso receberam o certificado de conclusão e um exemplar da Bíblia como presente.

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora sairá à luz. Porventura, não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo.” Isaías 43:18-19

Em suma, durante a formatura, eles entenderam que não podem ficar presos ao passado. Ou seja, estamos sujeitos a erros; cada erro tem sua consequência, e é preciso olhar para frente, recomeçar e fazer diferente.

Porém, só conseguimos encontrar esperança e uma vida nova quando nos entregamos verdadeiramente a Deus. Ele apaga o passado, não nos livra das consequências, mas nos faz aprender com elas e, a partir daí, construir uma nova história, escrita pelo Autor da vida.

O que disse o Pastor responsável pela UNP na penitenciária

Ademais, Pastor Josué Costa Ramos compartilhou sobre a importância da ressocialização:

  • “Eles têm que voltar para a sua família e para a sociedade ressocializados. Então, os cursos que a UNP tem realizado, além de oferecer uma certificação profissional, também os levam a sonhar com uma vida nova e transformada, tanto na sua vida profissional quanto na sua vida espiritual, que é o interior de cada um.”

Anote

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Inclusive, seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

App da Bíblia Fiel Comentada

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: UNP de Bauru (SP)