Detentas se formam em cursos na Penitenciária Feminina de Pirajuí (SP)

Confira mais sobre a iniciativa

Imagem de capa - Detentas se formam em cursos na Penitenciária Feminina de Pirajuí (SP)

Recentemente, diversas detentas da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna”, localizada em Pirajuí (SP), situada na zona rural, fora do perímetro urbano da cidade, formaram-se nos cursos de Cabeleireira, Confeitaria e Horticultura.

Como foi

A oportunidade certificou profissionalmente 42 detentas, que concluíram mais uma etapa dos cursos oferecidos pelo programa social Universal nos Presídios (UNP), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, proporcionando a elas a chance de recomeçar suas vidas por um novo caminho.

 

Sobre o curso

  • Os cursos tiveram duração de quatro semanas, totalizando 24 horas de aprendizado;
  • Esta foi a primeira vez que a Penitenciária Feminina de Pirajuí recebeu o curso de Horticultura;
  • Já os cursos de Cabeleireira e Confeitaria haviam sido realizados anteriormente;
    Para que a iniciativa acontecesse, seis voluntários da UNP estiveram envolvidos na ação.

Quem ministrou as aulas

  • Magda Luís de Lima – Curso de Cabeleireira
  • Bruna dos Santos de Oliveira – Curso de Confeitaria
  • Eliana dos Santos – Curso de Horticultura

Depoimento de uma das professoras

Na ocasião, a professora Bruna Oliveira Cardoso compartilhou sua experiência:

  • “Estou há 14 anos nessa profissão, na área da confeitaria, e nunca tinha vivido uma experiência tão gloriosa como essa. Ensinar também sempre foi um sonho, e vi nessa oportunidade a chance de realizá-lo, mesmo sabendo que seria num lugar bem diferente do que estamos acostumados.”
  • “Dentro da unidade prisional conhecemos várias histórias, várias lutas que cada mulher passou e ainda passa. O nosso objetivo não foi apenas levar um curso, mas, primeiramente, levar a Palavra de Deus, levar a esperança de que Deus pode realizar todos os sonhos delas. Assim, ao saírem em liberdade, estarão mais seguras e corajosas para realizar seus projetos de vida e colocar em prática tudo que aprenderam com os cursos realizados pela UNP.”
  • “Então, essa oportunidade gera esperança de dias melhores para cada uma. Fico muito feliz em ter compartilhado o que aprendi ao longo da minha jornada na confeitaria”, finalizou a professora.

Mensagem de fé transmitida durante o curso

“E Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça…” Lucas 18:7-8

Durante o período do curso, foi direcionada a cada detenta uma mensagem sobre o poder da Palavra de Deus. Assim, foi falado sobre a fé prática na Palavra Divina, pela qual alcançamos a justiça, como diz em Lucas.

Ou seja, é necessário tornar-se escolhida para alcançar a justiça de Deus e a transformação total e completa da vida. Quando buscamos a ajuda de Deus, Ele sempre estará pronto para nos atender e ajudar, realizando o verdadeiro milagre. Deus nos dá a oportunidade da segunda chance.

O que disse o Pastor responsável

De acordo com o pastor Josué Costa Ramos, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no Bloco de Bauru, que engloba a cidade de Pirajuí, a importância deste trabalho está na transformação de cada detenta.

  • “O nosso objetivo é fazê-las voltarem para a sociedade ressocializadas. A Universal realiza o trabalho espiritual dentro da unidade e leva cada uma a sonhar, ter novos projetos para um recomeço, por meio da Palavra de Deus. Os cursos de capacitação profissional incentivam as internas a buscarem um novo caminho de vida”, disse ele.

Relato de duas detentas

C.A.M.S. foi uma das detentas beneficiadas com a ação. Ela participou do curso de Confeitaria.

  • “Significa muito na minha vida, porque é algo que eu já almejava na rua. Sempre trabalhei com alimentação, mas queria me profissionalizar mais. E, a partir desse curso, tive a oportunidade de receber minha certificação. Aprendi muito.”
  • “Agradeço muito à nossa professora, que ensinou bastante e nos incentivou a ter uma vida melhor, a não depender da sociedade para trabalhar, mas sim depender de nós mesmas. Aprendemos a ser independentes, a ter uma vida saudável ‘lá fora’, trabalhando honestamente por conta própria e, sobretudo, buscando a Deus. Assim, teremos uma oportunidade de recomeçar”, finalizou.

M.M.M. também compartilhou seu depoimento:

  • “A Universal trouxe muita esperança, não somente para mim, mas para todas as minhas companheiras que participaram do curso. A gente vai conseguir se erguer de novo, conseguir batalhar, porque ainda há muito preconceito com ex-presidiários. Então, o curso trouxe mais esperança e motivação.”
  • “Quando a gente sair, poderá conseguir nosso dinheiro com nosso próprio esforço. É uma oportunidade muito gratificante para nós. As professoras são maravilhosas. Hoje, posso dizer que estou preparada para entrar no mercado de trabalho”, finalizou a detenta.
App da Bíblia Fiel Comentada

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Mídia - UNP Bloco de Bauru