Destruição no Sul
Universal do Paraná presta auxílio às vítimas de tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu
A chegada de um ciclone extratropical ao Sul do País devastou a pequena cidade de Rio Bonito do Iguaçu (com pouco mais de 14 mil habitantes), na noite do dia 7 de novembro, depois da formação de um tornado, e deixou um rastro de destruição na região, seis mortos e centenas de feridos.
Em questão de minutos, casas foram totalmente destruídas, ruas inteiras e parte da história construída pelos moradores também e deixou mais de mil pessoas sem um lar.
CENÁRIO ARRASADOR
Moradores descreveram um cenário arrasador e momentos de puro desespero enquanto buscavam abrigo. Segundo informações da Defesa Civil, até o fechamento desta edição, 750 pessoas feridas foram atendidas pelos serviços de saúde mobilizados na região de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel.
VENTOS DE 250 KM
A tempestade foi classificada como um tornado de categoria F3, com ventos que atingiram até 250 quilômetros por hora, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O órgão ainda informou que o fenômeno que causou ao menos seis mortes teve origem em uma supercélula – um tipo de tempestade severa capaz de durar até seis horas e percorrer longas distâncias.
A força do tornado provocou o tombamento de veículos, a queda de árvores e a destruição total de diversas casas.

VOLUNTÁRIOS PRESTAM ASSISTÊNCIA
Por conta da catástrofe, os voluntários dos programas sociais da Igreja Universal de Guarapuava e Laranjeiras do Sul foram mobilizados para prestar ajuda neste momento difícil e ofereceram apoio material e também espiritual.
Com a chegada deles ao local nas primeiras horas depois da tragédia, muitas vítimas foram até eles pedir oração em busca de conforto e forças para superar tamanha dor.
Até o dia 8 de novembro, foram doadas pelo menos 250 cestas básicas, 2 mil garrafas de água, cobertores, calçados e roupas.
As doações e a assistência, no entanto, não param. Caso você também queira ajudar, procure a Universal mais perto de você e se informe com o pastor local.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo