Descubra qual o principal sinal de que o divórcio se aproxima e como evitá-lo

Fim de casamentos aumenta a cada ano, mas pode ser evitado

Imagem de capa - Descubra qual o principal sinal de que o divórcio se aproxima e como evitá-lo

Novos dados do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB) apontam que, de fato, o número de divórcios durante a pandemia aumentou consideravelmente no Brasil. Relatórios parciais divulgados no meio de 2020 já mostravam uma tendência ao aumento. Os números totais, porém, são alarmantes.

Enquanto no primeiro mês de quarentena no Brasil houve três mil pedidos de divórcio, no terceiro mês esse número já era de 7.400. O ano finalizou com 43.859, aumento recorde de 15% em relação ao ano anterior. Geralmente, esse número varia em até 2% ano a ano.

O aumento do fim de casamentos no País, entretanto, não é exclusividade do tempo de quarentena. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos cinco anos o número de divórcios cresceu 75%.

O sinal do fim

Durante o programa The Love School – A Escola do Amor, os escritores Renato e Cristiane Cardoso, autores de “Casamento Blindado 2.0: O Seu Casamento À Prova de Divórcio”, explicaram que casamentos não acabam “de repente”. Ao contrário: antes que chegue ao fim, o matrimônio dá sinais de que o casal precisa agir para salvar a relação.

E o maior desses sinais é a fuga do conflito, como afirma o escritor:

O principal sinal de que o divórcio se aproxima é quando o casal evita o conflito. O casal tem conflitos, tem problemas para resolver dentro da relação e eles evitam. Eles não querem mais conversar, não querem mais enfrentar o que está errado”.

De acordo com ele, essa atitude “vai fazer com que o problema venha só crescer até o ponto em que não dá mais para continuar”.

Cristiane Cardoso, por sua vez, relata que a falta da resolução no problema original propicia o aparecimento de outros problemas:

“Esse conflito é o principal e se o principal não se resolve nem se fala a respeito, não se pode entrar num acordo, os outros problemas que surgiram nunca serão solucionados”.

Ela afirma que é preciso ter coragem de falar sobre o problema principal:

“Falem a respeito, vejam o que vocês podem fazer a respeito. Mas não fiquem evitando falar no assunto porque você está causando um problema maior para amanhã”.

O tempo é inimigo

Existe a crença popular de que “tudo se resolve com o tempo” ou de que “o tempo é o melhor remédio”. Isso é mentira. Especialmente quando se trata de relacionamentos.

Conforme ensina Renato Cardoso, “problema de casamento não se resolve com o tempo. Você não vai ver o problema desaparecer só porque o tempo passou. Vocês têm que enfrentar as dificuldades, têm que falar sobre o problema, chegar a um acordo. Ou seja: chegue perto do problema e chegue logo, não deixe o problema ficar cozinhando no meio da relação”.

Embora, às vezes, pareça difícil chegar a esse acordo solucionador, é necessário o esforço para que isso aconteça.

“Vocês têm que chegar a um acordo. Se vocês quiserem, vão conseguir”, garante o escritor. “Às vezes, é preciso buscar ajuda externa. Por isso nós sempre insistimos: se vocês não estão conseguindo vá até as palestras da Terapia do Amor onde poderão ter um direcionamento para não chegar ao divórcio”.

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Clique aqui e saiba como e onde participar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images