‘Desafiando o Enem’ levará apoio a 52 mil alunos no Brasil
Ação da Força Jovem Universal acontece em 200 cidades, em todos os estados do país e no DF
O projeto Universitários, da Força Jovem Universal (FJU), realiza no domingo, dia 9 de novembro, a 5ª edição do “Desafiando o Enem” nos locais de prova onde estudantes vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. A estimativa é alcançar 52 mil alunos em mais de 200 municípios. Em São Paulo, a principal mobilização de apoio aos candidatos será na entrada da Uninove, na Barra Funda, a partir das 8h.
A ação também acontecerá no dia 30 de novembro em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas posteriormente em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
Ao todo, 3,5 mil voluntários vão participar da ação neste ano, oferecendo acolhimento e suporte aos estudantes até o fechamento dos portões, às 13h. Em cada local de prova, haverá distribuição de kits com água, caneta e barras de cereal, além de um espaço chamado de Ponto da Descompressão, onde os alunos terão a oportunidade de conversar com pessoas que já fizeram a prova e encontrar ali um momento de alívio ao estresse e à pressão do dia.
Mais de 4,8 milhões de estudantes se inscreveram para fazer as provas do Enem; 11,22% a mais que na edição de 2024, segundo o Ministério da Educação. O estado de São Paulo concentra a maioria das inscrições (751.648), seguido de Minas Gerais (464.994). A nota do Enem, que completou 20 anos de existência, é usada por instituições privadas e públicas para o ingresso no ensino superior, oferecendo descontos nas mensalidades conforme a pontuação alcançada no exame. Dados do Ministério da Educação mostram ainda que apenas 1/3 (27%) dos concluintes do ensino médio das redes estaduais de ensino no Brasil consegue entrar diretamente na faculdade. Se os estudantes são da rede particular, a taxa chega a 60%.

Aulas preparatórias em 20 estados do país
O projeto Universitários oferece aulas de reforço gratuitas aos alunos do ensino médio, de janeiro a outubro, em 20 estados, contemplando as disciplinas que caem na avaliação: Português, Literatura, Interpretação, Atualidades, Geografia, História, Matemática, Física, Redação, Biologia e Química. As aulas são ministradas por professores voluntários.
Prestes a completar o ensino médio e de olho no curso de economia, Wilker dos Santos Evangelista Silva, de 17 anos, encontrou nas aulas preparatórias a possibilidade de melhorar o aprendizado dos conteúdos: “Essas aulas me ajudaram muito a compreender as matérias em que eu tinha pouco repertório, como física, sempre obtendo o apoio e a motivação dos professores para aumentar o meu desempenho e foco”.
O “Desafiando o Enem” também promove dois simulados ao longo do ano para ajudar os alunos na jornada rumo ao exame. Para Thawany Antiphina Araújo Martins, de Senador Canedo (GO), a prova simulada a ajudou a ter mais segurança: “Eu estava insegura para fazer as provas porque não tive tanto tempo para focar nos estudos, mas o simulado me deu uma noção muito boa de como seria a prova, especialmente a de redação”. Com a pontuação na prova, Thawany conseguiu 63% de desconto no curso de engenharia civil que está cursando.
Nas quatro edições anteriores, 200 mil estudantes foram beneficiados com as ações do “Desafiando o Enem”. “Apoiamos esses jovens por entender a importância que essa prova tem para o futuro deles. Oferecemos desde janeiro aulas, workshops e várias outras atividades que visam preparar o aluno para esse dia”, disse Wellison Alves, responsável pelo Universitários.
Agenda na cidade de São Paulo
Ação: “Desafiando o Enem”
Local: Uninove – Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda, São Paulo/SP.
Horário: 8h.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo