Depressão tem cura

Saiba como vencer o mal do século

Imagem de capa - Depressão tem cura

A sociedade enfrenta um problema recorrente conhecido como o “mal do século”: a depressão. E diferente do que muitos pensam, não é um sinal de loucura e muito menos de “frescura”. É uma doença silenciosa que atinge o corpo e a alma.

Nos últimos 10 anos, os casos de depressão aumentaram 18%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que, até o ano que vem, essa será a doença mais incapacitante do planeta.

A pior notícia é que o Brasil, sendo um dos países mais festivos do mundo, lidera o ranking como sendo o país mais deprimido da América Latina. Cerca de 18,4 % da população brasileira sofre com a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Estado do Rio Grande do Sul comanda o topo da lista com o maior número de depressivos do País. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia estatística (IBGE), divulgada em 2018, 13% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas com depressão. A doença também foi apontada como o quarto principal motivo de afastamento de trabalho em 2017.

Mas, dependendo da gravidade, a depressão pode levar a pessoa a cometer suicídio. De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas depressivas, 15 delas decidem dar fim à própria vida, como forma de acabar com a dor.

Mas, afinal, como é possível vencer a depressão?

Essa resposta você encontra em quatro episódios do programa Entrelinhas – disponível no Univer Vídeo – que trata sobre esse assunto e, ainda, mostra relatos de pessoas que conseguiram vencer essa doença.

Inclusive, a Dra. Eunice Higuchi, que já participou do programa Entrelinhas e relatou sua experiência com a doença, lançará o livro “Eu Venci a Depressão”. O lançamento será nesta sexta-feira (13), às 18 horas, na Tenda da Esplanada do Templo de Salomão.

Programas do Entrelinhas que tratam sobre a depressão:

Depressão: Quando a alma sente dor

Depressão: Uma dor silenciosa

Depressão tem cura

Depressão e suicídio: O que há por trás?

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Getty Images