Depressão: Se você crer é possível vencê-la

Ação realizada nesta sexta-feira (17) teve distribuição de livro sobre o assunto no Templo de Salomão, em São Paulo. Veja como foi

Imagem de capa - Depressão: Se você crer é possível vencê-la

Por quatro anos, a depressão foi a companheira algoz da médica pediatra Eunice Higuchi. Procurando uma solução para aquele problema, ela buscou tratamento psiquiátrico.

Mas, algo que ela jamais imaginaria aconteceu. Na ocasião, ela não sabia, mas o seu o psiquiatra também sofria com depressão e acabou cometendo suicídio.

Aquela notícia abalou ainda mais a médica. Se o seu próprio médico não havia vencido aquele mal, o que seria dela? Pensou.

Mas, um dia, uma programação de rádio revelou que só havia uma maneira de vencer aquela doença: por meio da fé. E assim ela chegou à Universal.

Há cerca de 1 ano, a Dra. Eunice – hoje, já se passaram 20 anos em que está completamente curada e com a vida restaurada – compartilhou sua história no livro “Eu venci a depressão”. A obra é a principal ferramenta do projeto “Depressão tem cura”, desenvolvido pela Universal, e que tem alcançado milhares de pessoas.

Distribuição de livros

Na última sexta-feira (17) foram disponibilizados 2 mil exemplares do livro para doação, em uma ação que contou com a presença da autora, no Templo de Salomão, em São Paulo. Visando alcançar pessoas que têm estado na prisão da depressão e acham que já não tem mais jeito para elas.

Uma saída

Pessoas como a autônoma Cloud Monteiro, de 58 anos, (foto ao lado). Há 1 ano ela venceu a depressão. Pouco tempo, se comparado a todos os anos em que viveu a dor que a doença causa, mas muito pelo mesmo motivo.

Ela conta que, desde pequena, lembra da tristeza profunda que sentia. Sua vida era mascarar aquela dor. “Por fora ria na frente de todo mundo, mas, por dentro, era infeliz”, relembra.

O problema ficou ainda mais intenso durante um tratamento de saúde e também pela perda do pai. Ela, que era uma consultora técnica bem ativa, se viu sem trabalhar, porque tinha medo de sair de casa, devido às crises de pânico que desenvolveu.

As altas doses de medicamento que tinha que tomar a deixavam muito mal. Ela conta que não tinha desejo de suicídio, mas desejava, constantemente, a morte.

Até que começou a acompanhar a programação da Universal na TV. As orações com o copo d’água eram um alívio em meio à dor. Por três meses ela só assistia pela televisão, pois, apesar do alívio, no fundo, não acreditava que a fé poderia resolver a depressão. Seria só um paliativo [pensava].

Determinação para mudar

Até que em uma das programações, ela assistiu ao testemunho da Dra. Eunice e ficou impactada. Ver a médica afirmar que há mais de 20 anos estava curada, fez Cloud decidir que iria à Igreja. “Eu estava determinada. Falei para o meu marido ou você me leva ou me interna”.

O marido atendeu ao pedido da esposa. Para surpresa de Cloud, a Dra. Eunice estava presente na reunião, e ao término, a atendeu, orientando-a como ela deveria usar a Palavra de Deus, a fim de vencer todas as dúvidas que vinham à sua mente.

Na semana seguinte, ela recorda que já era o lançamento do livro, e o marido lhe deu um exemplar. “Fiz daquele livro um manual para vencer a depressão”.
Hoje, Cloud diz que, às vezes, custa lembrar de todo sofrimento que viveu. Sua saúde restaurada e a alegria de viver são uma realidade. Atualmente, ela se dedica como voluntária no projeto “Depressão tem cura”.

É preciso crer

Neste mesmo dia da ação, durante a reunião do meio-dia, o Bispo Renato Cardoso reforçou que é de acordo com as palavras que damos ouvidos, que a nossa vida será de vitórias ou de derrotas.

Por essa razão, Deus quer que mergulhemos na Palavra Dele para combater todas as dúvidas que vêm à mente.

Mas, para isso, é preciso não só ouvi-la, mas colocá-la em prática. Só assim será possível alicerçar a vida em uma base sólida e vencer todas as lutas.

Projeto “Depressão tem cura”

Aqueles que têm sofrido com a depressão ou conhecem alguém que padece com este mal pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp (11) 3573-3662. Não deixe de buscar ajuda.

Participe, também, às sextas-feiras, da Sessão do Descarrego, que tem ajudado muita gente. No Templo de Salomão, os encontros acontecem sempre às 7h, 10h, 12h, 15h e 20 horas, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo, ou vá até uma Universal mais perto de você. Clique aqui e encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Demetrio Koch