Depressão em época de Coronavírus

Saiba como combater este mal durante o isolamento

Imagem de capa - Depressão em época de Coronavírus

O mundo está passando por um momento delicado, ocasião que, em questão de dias, tirou tudo das pessoas: a rotina diária, o trabalho, a vida social e, principalmente, o contato físico e afetivo. As comemorações, viagens, as reuniões de negócios, tudo ficou para depois e sem data definida para voltar. O futuro tornou-se incerto. Ainda não há uma vacina para o novo Coronavírus e o tratamento exige esforços. O mundo se tornou um cenário angustiante para as pessoas.

Com a pandemia, também, vieram o isolamento social, o medo, a incerteza com o futuro, com a mudança no ritmo das relações sociais, além de informações que, na maioria das vezes, geram pânico. Essas são algumas das razões que podem levar as pessoas aos transtornos como depressão e a ansiedade.

Atualmente, o Brasil é o país com mais deprimidos da América Latina. Cerca de 5,8% da população sofre de depressão, uma taxa acima da média global, que é de 4,4%. Isso significa que quase 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, colocando o país no topo do ranking no número de casos de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Depressão e isolamento: o que fazer para combater este mal?

Diante do caos em que o mundo está, algumas atitudes podem fazer do isolamento um momento mais proveitoso e ainda combater a depressão que tem assombrado a vida muitas pessoas.

Conversar, virtualmente, com amigos e familiares; ter uma boa alimentação; se manter ocupado com a prática de exercícios físicos e o trabalho home office, entre outras atividades diárias, podem ajudar essas pessoas a não se sentirem tão tristes.

Mas, a principal de todas é manter-se em comunhão com Deus. Em razão disso, a Universal tem realizado, diariamente, reuniões em tempo real pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio e pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família. Além desses canais, os cultos online também são transmitidos pelas redes sociais da Igreja (Facebook Youtube).

O objetivo é manter as pessoas mais próximas de Deus, já que o acesso aos templos para reuniões coletivas ainda estão negados.

Por isso, além do isolamento físico, se você também está em um isolamento espiritual, saiba que somente o Senhor Jesus pode arrancar essa tristeza e trazer paz ao seu coração. Se deseja desabafar, converse agora mesmo com um Pastor Online. Ou se quer participar de alguma reunião, basta clicar nos links dos canais descritos acima. Não deixe de participar!

Confira os horários das reuniões na tabela abaixo:
Domingo 7h, 9h30 e 18h
Segunda-feira 10h, 15h, 18h30 e 22h
Terça-feira 10h, 15h e 20h
Quarta-feira 10h, 15h e 20h
Quinta-feira 10h, 15h e 20h
Sexta-feira 10h, 15h e 20h
Sábado 7h, 10h, 18h (Reunião de Obreiros) e 19h (Curso do Espírito Santo)

 

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Getty Images