Depressão: Campanha ofereceu informação e ajuda a quem sofre com a doença

Cientistas alertam para a importância de ações para enfrentar o crescimento de transtornos mentais.

Imagem de capa - Depressão: Campanha ofereceu informação e ajuda a quem sofre com a doença

Na última semana de maio, a campanha “Dê uma chance para você” levou a 92,1 mil brasileiros a mensagem sobre a importância da atenção aos transtornos mentais, como a depressão. Com faixas, folhetos e publicações em redes sociais, a população foi alertada sobre os sintomas dessas doenças e convidadas a desabafar em pontos de atendimento montados em várias cidades.

O Journal of Mental Health, publicação científica sobre saúde mental, divulgou recentemente um alerta sobre a importância da adoção urgente de ações para enfrentar o crescimento acentuado de doenças como ansiedade e depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e 8% da população mundial tem sintomas de ansiedade. A situação foi agravada pela pandemia de covid-19, que interrompeu muitos tratamentos de problemas de saúde mental.

Durante a campanha, 43,8 mil pessoas foram beneficiadas com apoio emocional, em conversas presenciais com voluntários em tendas instaladas em locais públicos, ou, remotamente, por mensagens e pelas redes sociais. Também foram distribuídos folhetos com informações sobre os transtornos mentais.

Jefferson Garcia, responsável pela campanha, explica que a ação chegou a indivíduos que estavam a ponto de cometer suicídio. “Quando os voluntários abordam essas pessoas na rua, elas encontram uma chance de desabafar. Só em ter uma conversa, já se sentem melhor. É por isso que não podemos parar. É preciso, a cada dia, levar um ombro amigo a quem não têm com quem contar.”

A psicóloga Kellen de Souza Fagundes Alves Prado, voluntária da campanha, avalia que a pandemia trouxe medo e incertezas à população, comprometendo a saúde emocional e mental dos indivíduos.

Para ela, a campanha “Dê uma chance a você” constrói um cenário favorável para o processo de tratamento dessas pessoas. “Quando nos sentimos amparados, a chance do tratamento dar certo é muito grande”, avalia.

Cerca de 10 mil voluntários participaram da campanha, que aconteceu em cidades de todos os 26 estados e do Distrito Federal. “Dê uma chance para você” é uma iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus.

imagem do author
Colaborador

UNIcom