Deixe de ser enrolador

Saiba o que é preciso fazer para se tornar um homem seguro e não ser um enganador

Imagem de capa - Deixe de ser enrolador

Todos já se depararam, alguma vez na vida, com o homem enrolador. Trata-se de um sujeito comum do nosso dia a dia e muitos homens têm, em menor ou maior grau, algumas características dele. O enrolador é mestre em criar enredos em que consegue, quase sempre, se dar bem. Com sua fala macia e articulada, ele vai enganando os outros. Esse “lobo em pele de cordeiro” pode se apresentar travestido de vendedor, por exemplo. Com um papo convincente, esse tipo de pessoa é capaz de vender um produto mirabolante que não cumpre a função atribuída a ele.

No trabalho, o enrolador também é capaz de tapear os colegas e até o chefe contando uma lorota que mais parece um roteiro de cinema.

Ele enumera diversas desculpas para a perda de mais um dia de trabalho em função de um problema de saúde e para justificar que está sem o atestado médico para comprovar que realmente estava com um problema, por exemplo.

Na família também há homens enroladores. Não são raros os casos de filhos que prometem que vão obedecer aos pais, afirmam que vão jogar menos videogame e estudar mais, mas não cumprem sua palavra.

Também é muito comum encontrar o enrolador nos relacionamentos. Ele costuma fugir dos compromissos como o diabo foge da cruz. É o caso daquele namorado que, quando questionado sobre a marcação da data do casamento, disfarça, muda de assunto, dá uma desculpa esfarrapada e diz que agora, com a crise, não é o momento certo para tratar dessa questão.

O pior é que ele promete “sinceramente” retomá-la em uma ocasião mais oportuna. Ele é tão persuasivo que acaba convencendo a todos ou acha que convence. Ele acha até que consegue enganar a Deus: diz que vai mudar suas atitudes, abandonar os erros, mas, quando cruza a porta da Igreja, volta a cometer as mesmas falhas e sempre cria uma desculpa para fundamentar suas ações.

É preciso lembrar que nem sempre o enrolador é mau-caráter. Não. Na verdade, na maioria dos casos, ele está mal orientado. Se pararmos para analisar profundamente, boa parte dos enroladores é insegura demais para lidar com a verdade e assumir compromissos.

Mas o que eles não percebem é que, com o passar do tempo, os outros já o conhecem e começam a entender como agem. E, dessa forma, deixam de lhes dar crédito. Todos vão se afastando dos enroladores.

Para deixar de ser um homem enrolador, o primeiro passo é perceber que está agindo dessa forma e reconhecer que é preciso mudar. É preciso admitir que um homem de verdade enfrenta os problemas e não faz rodeios diante das adversidades, pois sabe que tem que enfrentá-las – até porque os contratempos fazem parte da trajetória humana e favorecem o crescimento em todas as áreas (financeira, profissional, amorosa, etc.) Caso ele tenha dificuldade ou não saiba como fazer isso sozinho, ele vai atrás do auxílio necessário.

Muitos homens deixaram de ser enroladores ao fazerem uma Aliança com Deus. Obedecendo a Ele, em uma entrega total, finalmente compreenderam que sem o Espírito Santo são incapazes de mudar sozinhos. Deus é o Senhor desta transformação e o Único que tem o poder verdadeiro para isso. Quando se está junto dEle, esse poder é partilhado e tudo se torna possível para quem crê. Portanto, se você quer mudar, basta dar o primeiro passo na direção dEle.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes  / Arte: Eder Santos