Da tempestade à geada: programa Anjos da Madrugada leva ajuda além das fronteiras
Ações em 2026 iniciaram a todo vapor com mais de 42 mil refeições servidas por semana apenas no Brasil
A tempestade que atingiu São Paulo (SP) na terça-feira, 13/1, causou estragos com quedas de árvores, ruas alagadas e mais de 50 mil residências sem energia elétrica. O temporal se espalhou pela cidade, mas não impediu que os voluntários do programa social Anjos da Madrugada seguissem em frente para ajudar os mais necessitados. A ação semanal, que acontece às terças-feiras, beneficiou, mesmo com os efeitos da chuva, 355 pessoas em locais como os Viadutos do Chá (Centro) e da Mooca, Largo da Concórdia (Brás) e Praça Marechal Deodoro (Santa Cecília). As pessoas em situação de rua nessas regiões receberam refeições, suco, água, roupas e banho quente.
Se em São Paulo os voluntários enfrentaram a chuva, na França o desafio foi a neve. Durante a temporada do inverno europeu neste janeiro, o Anjos intensificou o trabalho com a distribuição de roupas, cobertores, refeições e bebidas quentes. Apenas em Paris, cerca de 1,1 mil pessoas têm sido beneficiadas a cada terça-feira; em todo o território francês são quase 3,2 mil.

Alfredo Neves, responsável pelo programa no país, explica que atualmente 1,3 mil voluntários atuam nas ações semanais em 36 pontos espalhados pela França. “Há uma gama étnica e social enorme por aqui devido aos imigrantes, então existe uma mistura de línguas, culturas, pensamentos, e a única coisa em comum é a necessidade de comer e de receber uma palavra amiga. Apesar das dificuldades, o país procura sempre acolher, mas está cheio de pessoas nas ruas, inclusive franceses, pois muitos perderam casas e empresas por causa de vícios e seus os casamentos foram arruinados. ”

Na linha de frente das mobilizações do Anjos da Madrugada estão 44,5 mil voluntários que atuam semanalmente no Brasil e em outros 49 países. Apenas no território nacional, o programa está presente em mais de 1,2 mil cidades, nos 26 estados e no DF. Por semana, são oferecidas 42,2 mil refeições para mais de 26 mil pessoas em situação de rua e refugiados — uma população numerosa que ultrapassou a casa de 365 mil pessoas, de acordo com o último levantamento feito com base nos registros do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Solidariedade para mais de 925 mil pessoas no mundo
Seja numa praça pública, seja embaixo de viadutos, estender a mão a essas pessoas, com acolhimento e apoio humanitário, é a missão do Anjos da Madrugada, mantido pela Universal através da EVG. Ao longo de todo o ano de 2025, 925.972 pessoas ao redor do mundo foram beneficiadas nas iniciativas que só foram possíveis devido ao apoio de voluntários como a Aline e o Izac. Para o casal, que faz parte do programa no centro de São Paulo (SP) há seis anos, o compromisso de toda terça-feira à noite é um privilégio.

“Para nós, é muito gratificante estar ali e poder ajudá-los. Me recordo sempre de uma experiência que tive: antes de começarmos o trabalho, um senhor me perguntou por que eu estava limpando as cadeiras para as pessoas em situação de rua se sentarem, e eu disse que aqueles que se sentariam ali eram importantes e preciosos para Deus”, lembrou Aline.

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo