Curso Básico de Pedreiro oferecido pela UNP alcança detentos em Bauru

Saiba como foram as aulas e a formatura

Imagem de capa - Curso Básico de Pedreiro oferecido pela UNP alcança detentos em Bauru

Recentemente, 22 detentos se formaram no Curso Básico de Pedreiro, realizado na Penitenciária ll de Gália, em Bauru, interior do estado de São Paulo. A iniciativa aconteceu por meio de uma parceria entre o programa social Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Fanduca (EAD).

Mais sobre o curso:

  • O Curso Básico de Pedreiro durou quatro semanas;
  • Totalizou 24 horas de aula;
  • 4 voluntários participaram da iniciativa.

Técnicas ensinadas:

Ao todo, o curso foi contemplado por nove módulos que envolveram diversos aprendizados por parte dos detentos.

Entre eles, introdução à profissão; ferramentas e materiais; materiais de construção; interpretação de projetos; organização do canteiro de obras; fundações; alvenaria; revestimentos e, também, noções de impermeabilização.

Quem ministrou as aulas:

O Curso Básico de Pedreiro foi conduzido pelo professor João Dias dos Santos Neto, que fez questão de compartilhar a experiência do momento:

  • “Esse trabalho é essencial para a ressocialização de cada um. Assim como eles irão sair do sistema prisional, que eles possam recomeçar suas vidas, fazendo a escolha certa por meio da Palavra de Deus, e a capacitação profissional os ajuda a ter uma perspectiva diferente da vida”, disse ele.

Mensagem de fé transmitida durante o curso:

Além das aulas técnicas, os detentos foram beneficiados com ensinamentos edificantes.

Nesse ínterim, eles entenderam que é necessário abandonar sentimento de culpa, mágoas e até mesmo erros do passado, pois eles podem impedir o avanço — “esquecendo-me das coisas que para trás ficam”.

Ou seja, essa mensagem importante de que o passado não precisa definir o futuro mostra que, acima de tudo, cada dia oferece uma nova oportunidade para recomeçar e seguir em frente. Também, foi compreendido por eles que Deus sempre dá essa oportunidade, dia após dia, para que haja arrependimento verdadeiro.

O que disse o Pastor:

Pastor Josué Costa Ramos, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP em Bauru, disse:

  • “Todos nós estamos sujeitos a errar, mas Deus nos dá o direito de recomeçar, a partir do momento em que há arrependimento. Deus ouve a súplica de cada um por meio da sinceridade. Muitos não têm paz, estão angustiados, então, levamos o alívio, a paz por meio da Palavra de Deus.”
  • “Além do curso proporcionar momentos especiais e de aprendizagem, eles podem utilizar a ressocialização como um meio de aprender algo novo para suas vidas e retornar para suas famílias como uma pessoa totalmente transformada”, salientou o Pastor.

Sobre a formatura:

  • Realizaram a formatura no dia 27 de junho;
  • Em suma, a cerimônia durou cerca de 50 minutos;
  • Inclusive, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar este momento tão importante na vida de cada detento;
  • Ademais, durante o momento foi falado sobre a importância de continuar com essa parceria, entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a Universal nos Presídios (UNP), que tem proporcionado mudanças em diversos aspectos, tanto espirituais quanto profissionais.
Leia também:

Batismo nas águas alcança detentos em Hortolândia (SP)

Anote:

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela UNP de Bauru