Curso Básico de Pedreiro oferecido pela UNP alcança detentos em Bauru
Saiba como foram as aulas e a formatura
Recentemente, 22 detentos se formaram no Curso Básico de Pedreiro, realizado na Penitenciária ll de Gália, em Bauru, interior do estado de São Paulo. A iniciativa aconteceu por meio de uma parceria entre o programa social Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Fanduca (EAD).
Mais sobre o curso:
- O Curso Básico de Pedreiro durou quatro semanas;
- Totalizou 24 horas de aula;
- 4 voluntários participaram da iniciativa.

Técnicas ensinadas:
Ao todo, o curso foi contemplado por nove módulos que envolveram diversos aprendizados por parte dos detentos.
Entre eles, introdução à profissão; ferramentas e materiais; materiais de construção; interpretação de projetos; organização do canteiro de obras; fundações; alvenaria; revestimentos e, também, noções de impermeabilização.
Quem ministrou as aulas:
O Curso Básico de Pedreiro foi conduzido pelo professor João Dias dos Santos Neto, que fez questão de compartilhar a experiência do momento:
- “Esse trabalho é essencial para a ressocialização de cada um. Assim como eles irão sair do sistema prisional, que eles possam recomeçar suas vidas, fazendo a escolha certa por meio da Palavra de Deus, e a capacitação profissional os ajuda a ter uma perspectiva diferente da vida”, disse ele.
Mensagem de fé transmitida durante o curso:
Além das aulas técnicas, os detentos foram beneficiados com ensinamentos edificantes.
Nesse ínterim, eles entenderam que é necessário abandonar sentimento de culpa, mágoas e até mesmo erros do passado, pois eles podem impedir o avanço — “esquecendo-me das coisas que para trás ficam”.
Ou seja, essa mensagem importante de que o passado não precisa definir o futuro mostra que, acima de tudo, cada dia oferece uma nova oportunidade para recomeçar e seguir em frente. Também, foi compreendido por eles que Deus sempre dá essa oportunidade, dia após dia, para que haja arrependimento verdadeiro.

O que disse o Pastor:
Pastor Josué Costa Ramos, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP em Bauru, disse:
- “Todos nós estamos sujeitos a errar, mas Deus nos dá o direito de recomeçar, a partir do momento em que há arrependimento. Deus ouve a súplica de cada um por meio da sinceridade. Muitos não têm paz, estão angustiados, então, levamos o alívio, a paz por meio da Palavra de Deus.”
- “Além do curso proporcionar momentos especiais e de aprendizagem, eles podem utilizar a ressocialização como um meio de aprender algo novo para suas vidas e retornar para suas famílias como uma pessoa totalmente transformada”, salientou o Pastor.
Sobre a formatura:
- Realizaram a formatura no dia 27 de junho;
- Em suma, a cerimônia durou cerca de 50 minutos;
- Inclusive, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar este momento tão importante na vida de cada detento;
- Ademais, durante o momento foi falado sobre a importância de continuar com essa parceria, entre a Secretaria de Administração Penitenciária e a Universal nos Presídios (UNP), que tem proporcionado mudanças em diversos aspectos, tanto espirituais quanto profissionais.
Leia também:
Batismo nas águas alcança detentos em Hortolândia (SP)
Anote:
Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.
Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.
Seja um patrocinador:
A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.
Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo