Cuidando de quem cuida

Abads organiza evento em homenagem ao Dia das Mães

Imagem de capa - Cuidando de quem cuida

No dia 12 de maio, a quadra poliesportiva da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads) recebeu mais de 250 pessoas para comemorar a data que homenageia aquelas que, com amor e dedicação, empenham o importante papel de ser mãe. A segunda edição do evento Cuidando de Quem Cuida contou com diferentes atividades para as mães dos alunos atendidos pela instituição, como cabeleireiro, maquiadores e sessões de massoterapia. O evento também exibiu atrações, como música ao vivo, e distribuiu brindes exclusivos.

Carinho a quem se dedica
A rotina de uma mãe atípica é de dedicação diária e zelo com seus filhos e, para que isso seja possível, muitas vezes, ela deixa de lado os cuidados consigo mesma. Assim, para que ela também recebesse o cuidado que merece, foi organizada essa ação para apoiá-la e reconhecer seu valor. A presidente da associação, Rose Amorim, (foto abaixo) falou da importância de criar um momento dedicado às mães: “esse olhar é muito importante. As mães se sentem valorizadas, elas se sentem acolhidas e mais fortes para prosseguir nesta caminhada”.

A doméstica Tatiane Silva, de 38 anos, foi uma das mães presentes e contou como a iniciativa beneficia as mães atípicas acolhidas: “por causa do ritmo do dia a dia, acabamos não tendo esse cuidado e a Abads proporcionou um momento único e em que a gente pensa um pouquinho
na gente”.

Já a gerente comercial Ana Paula Santos, de 43 anos, integrante do União Família Azul, grupo formado por mães de crianças autistas, participou da comemoração pela segunda vez e destaca como desfrutar das atividades que foram proporcionadas ajuda a ela e a outras mães em meio à rotina intensa que vivem: “temos uma rotina muito intensa de terapia, de crises, então estarmos nos distraindo, conversando com pessoas, recebendo esse carinho e tratamento não tem preço. É muito importante”.

Unidos pela causa
Eventos como este são realizados frequentemente pela Abads e contam com o apoio de patrocinadores e voluntários que se identificam com a causa e buscam formas de atender e apoiar as famílias que enfrentam essa realidade. É o caso do empresário Ismael Fuentes, (foto abaixo) do Instituto Zum, um dos colaboradores que contribuíram com a realização da iniciativa. Ismael foi diagnosticado com autismo na infância, recebeu atendimento especializado e, depois de adulto, se tornou empresário e deu início a parcerias com organizações que se dedicam a ajudar pessoas com transtornos e deficiências intelectuais. “Eu me identifico com a causa e volto à infância. Essas mães vêm o ano inteiro aqui, trazem seus filhos e nós vemos a dificuldade delas. Então, contribuir para proporcionar um dia como este para elas é gratificante”, conta.

Na ocasião, o cantor Silvio Brito (foto abaixo) também foi um dos voluntários que tornou a data ainda mais inesquecível por ter realizado um show exclusivo para as mães presentes. Ele relata sua experiência: “o grande privilégio da vida é poder servir. Então, quando a vida nos dá essa oportunidade, nós temos que agradecer. Meu sentimento hoje aqui é de gratidão e de muita alegria por ter o privilégio de me doar com a Abads a essa obra tão grandiosa”.

Conheça a Abads
Diariamente, a Abads, associação sem fins lucrativos, atende centenas de famílias. Há mais de 70 anos a instituição se dedica a ajudar pessoas com deficiências intelectuais e transtorno do espectro autista (TEA). Ela oferece atendimento profissional gratuito e promove ações beneficentes. Para contribuir com esse trabalho, acesse abads.org.br.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Demetrio Koch