Cristãos são os mais perseguidos no mundo

Seguidores do Senhor Jesus são o grupo religioso com mais restrições na maioria dos países, indica pesquisa internacional

Imagem de capa - Cristãos são os mais perseguidos no mundo

As restrições de governos à liberdade religiosa atingiram nível recorde em 2018, segundo o 11º estudo anual do Centro de Pesquisas Pew, organização internacional sediada em Washington, nos Estados Unidos. A pesquisa, divulgada em 11 de novembro deste ano, revelou que os cristãos continuam a ser o grupo religioso mais perseguido na maioria dos países.

Alguns governos criam leis que restringem não só a liberdade religiosa, mas também incentivam que a população seja hostil física e psicologicamente com os praticantes de algumas crenças – com críticas, gozações e proibições sobre modos de se vestir, por exemplo –, além de incentivar secretamente conflitos armados que vitimem essas pessoas. Essa é só a ponta do iceberg, pois, embora a pesquisa do

Pew não contemple isso, cristãos continuam a ser torturados, expulsos e mortos por defenderem e não desistirem de sua crença e da Salvação.

Restrições em alta
A pesquisa é feita anualmente desde 2007 e, desde então, analisa casos de perseguição em 198 localidades, entre países e territórios. De lá para cá, 56 desses países entraram no nível de perseguição religiosa considerado “alto” pelo Pew. As restrições governamentais cresceram na Ásia e na área do oceano Pacífico. O Oriente Médio e África atingiram o nível “mais alto”.

As maiores restrições governamentais e hostilidades sociais por religião acontecem em alguns dos países mais populosos do planeta, entre eles Índia, China, Coreia do Norte, Egito, Indonésia, Paquistão e Rússia.

A China é a vice-campeã neste quesito, já que seu governo proíbe as reuniões e celebrações cristãs em público, a circulação da Bíblia, permite somente alguns encontros entre cristãos, desde que fortemente vigiados, e incentiva que alguns participantes delatem cristãos que se reúnam secretamente. Num índice de zero a dez de perseguição, o país chega a 9,3. A Índia é a primeira no ranking, com 9,6.

Os cristãos são vítimas de restrições e assédio em 145 dos 198 países pesquisados. Em seguida vêm os muçulmanos e judeus (139 e 88 países, respectivamente). Em pleno século 21, são números espantosos.

Já estava escrito
Ninguém pode dizer que a perseguição aos cristãos seja novidade. O próprio Senhor Jesus advertiu Seus seguidores que isso aconteceria, há dois milênios: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de Mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.” (Mateus 10.16-18).

Justamente por isso, os cristãos permanecem em sua luta, mesmo quando governos se colocam contra eles, que estão simplesmente obedecendo ao seu Deus.

A certeza do que seu Mestre lhes prometeu fortalece seu espírito: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 10.22).

O Fim dos Tempos tão próximo, é compreensível que as forças do mal concentrem esforços contra a Verdade, que veio para libertar as almas que Deus quer perto dEle. Por isso mesmo é preciso lutar mais do que nunca contra o diabo que quer desviá-las.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images