Crises de raiva e agressividade podem indicar transtorno comportamental explosivo

Muitos passam a vida inteira lutando contra os males emocionais que, embora reflitam no corpo físico, têm origem na alma da pessoa 

Imagem de capa - Crises de raiva e agressividade podem indicar transtorno comportamental explosivo

Um conhecido personagem das histórias em quadrinhos e das telas de cinema é quem empresta o seu nome para o transtorno comportamental conhecido como síndrome de Hulk. Na ficção, Hulk é um cientista que, depois de sofrer um tipo de contaminação por radiação, se transforma toda vez que perde o controle diante de crises de ansiedade, raiva e agressividade.

Condição semelhante afeta também o indivíduo que, na vida real, sofre com o transtorno explosivo intermitente (TEI), uma desordem comportamental caracterizada por explosões de raiva e violência, que são desproporcionais à situação que se está vivenciando. De forma abrupta, a pessoa não consegue mais encontrar equilíbrio emocional para controlar seus impulsos.

As agressões são desde verbais (gritos e discussões) e físicas (contra pessoas ou animais) até mesmo patrimoniais. É comum ainda que a pessoa se arrependa e sinta culpa depois do episódio explosivo. De acordo com o médico Nelson Bressan, em entrevista ao programa “Fala Brasil”, da Record TV, de 2% a 3% da população podem apresentar esse tipo de transtorno.

Assista à reportagem exibida recentemente no programa:

Entre os tratamentos para o transtorno está a terapia cognitivo-comportamental, uso de medicamentos como antidepressivos e outras medidas, por exemplo, técnicas de respiração e relaxamento, práticas de esportes ou de passatempos.

Encontro de fé

Cada vez  mais sentimentos como os de ansiedade, raiva entre outros tipos são comuns em grande parte da população. Muitos passam a vida inteira lutando contra os males emocionais — que embora reflitam no corpo físico, têm origem na alma da pessoa. E, acabam por não encontrar uma solução para todos eles. Por isso, é necessário buscar também ajuda espiritual.

Quem usa a fé, alcança a solução definitiva. E aprende que não basta atacar o efeito, mas, sim, o causador das adversidades. Por isso, nesta sexta-feira, participe de um encontro de fé na Universal, para que você seja liberto de todo mal. No Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, Brás, as reuniões da “Sessão do Descarrego” acontecem às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h.

A saber, caso esteja em outra localidade, encontre o endereço mais perto de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images